Assessor especial do Gabinete, ex-reitor Eden Januário será homenageado com a Medalha Nilo Peçanha – Instituto Federal do Paraná

O Assessor Especial do Gabinete do Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Eden Januário Netto, ex-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), será homenageado com a Medalha Nilo Peçanha. A homenagem é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação que objetiva reconhecer o relevante trabalho desenvolvido por personalidades em todo o país em prol da educação profissional. A Medalha faz parte das comemorações do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Eden Januário Netto nasceu em Santo Antônio da Platina, vindo para Curitiba para cursar Engenharia Industrial Eletrônica, no Cefet. Mais tarde, fez mestrado e doutorado em engenharia elétrica na área de automação, na Unicamp e nos Estados Unidos, respectivamente, além de cursos complementares de curta duração. No Cefet, foi coordenador do núcleo de Engenharia Hospitalar, Engenharia Industrial Elétrica, assistente do diretor de Relações Empresariais e diretor de Relações Empresariais. Durante a carreira, ganhou prêmios importantes, entre eles o Bicho do Paraná, em 1991, da Rede Paranaense de Televisão. Ministrou aulas no curso técnico de Eletrônica, de Engenharia Industrial Elétrica e de mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Também desenvolveu vários protótipos para empresas, coordenou convênios, orientou sete teses de mestrado em Engenharia Biomédica e outros sete projetos tecnológicos. Apresentou e publicou trabalhos nacionais e internacionais, além de participar de diversas outras atividades acadêmicas, profissionais e técnicas. Eden Januário foi o reitor que conduziu a transformação do Cefet em UTFPR. Atualmente é Assessor Especial do IFPR.