Assis Chateaubriand sedia I FORPLADI – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Assis Chateaubriand sedia I FORPLADI

Publicado em

Copiado!

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) está promovendo, entre os dias 18 e 20 de dezembro, a primeira edição do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, o FORPLADI. O objetivo é o início da criação de um mecanismo organizacional integrado de planejamento de curto, médio e longo prazo, fortalecendo os Comitês e posicionando a Proplan como a unidade responsável por promover o planejamento de forma equitativa e participativa, visando ao desenvolvimento consistente do IFPR. O evento está sendo sediado no Câmpus Assis Chateaubriand e conta com a participação de diretores gerais, de ensino e de planejamento, pró-reitores e diretores de pró-reitorias.

Entre os assuntos tratados até o momento, destacam-se o Plano Diretor 2012, Planejamento Estratégico do Instituto e Planejamento Orçamentário 2013. Até o fim do evento serão abordados, ainda, temas como Auditoria Interna e Ações Estratégicas e Projetos das Pró-Reitorias para o ano que vem.

 

Plano Diretor
O plano diretor é um documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2012, os municípios de Quedas do Iguaçu, Jaguariaíva, Capanema e Astorga conheceram o planejamento para seus respectivos câmpus.

Planejamento Estratégico
O comitê Estratégico do IFPR está implementando o planejamento estratégico para 2013. Na reunião do Codir, realizada em Cascavel no dia 10 de dezembro, e do Consupe, realizada em Foz do Iguaçu no dia 17, foi aprovada a primeira etapa do trabalho, que consistiu a elaboração da identidade institucional: missão, visão valores.

Plano de Distribuição Orçamentária – PDO 2013
Para o processo de elaboração do PDO 2013 buscou-se a participação de vários integrantes do IFPR, entre eles gestores, docentes, técnicos administrativos em educação e colaboradores. Tal processo visa à tomada de decisão no IFPR, estimulando o comprometimento de todos com o planejamento e posterior execução. Com relação à execução orçamentária e financeira, a gestão do IFPR se pauta pela observância do Art. 37 da CF-1988, Leis, Leis Complementares, Decretos e Decretos-Lei que regem o orçamento público. O PDO 2013 foi elaborado a partir dos lançamentos de todas as unidades do IFPR no sistema SAPO. Estes lançamentos tiveram como base os recursos orçamentários destinados ao IFPR pela Matriz CONIF, que estão previstos no PLOA 2013 (Projeto de Lei nº 24/2012 – CN).  No PLOA – IFPR (UO 26432), também estão relacionados os recursos obrigatórios de pessoal, encargos e benefícios, constante do “Volume V – Detalhamento das Ações – Órgãos do Poder Executivo – Ministério da Educação” do Projeto de Lei acima citado.

 

 

Mais sobre o I FORPLADI:

 Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR ocorrerá entre os dias 18 e 20 de dezembro

Programação do I FORPLADI

Fotos do evento no Facebook

Topo