Alunos do IFPR Campus Assis Chateaubriand são finalistas na FEBIC 2023. – Campus Assis Chateaubriand

Alunos do IFPR Campus Assis Chateaubriand são finalistas na FEBIC 2023.

O IFPR Campus Assis Chateaubriand teve apresentação de 05 projetos de alunos que participaram entre os dias 02 e 07 de outubro da etapa presencial e final da Feira Brasileira de Iniciação Científica em Pomerode – SC.

A feira é considerada como um dos maiores eventos deste tipo no país e foi promovida pelo IBIC, Instituto Brasileiro de Iniciação Científica. Este ano contou com a participação de mais de 700 alunos dos ensinos fundamental e médio em aproximadamente 300 trabalhos.

Marcaram presença no evento  escolas oriundas de 15 estados brasileiros e até de países vizinhos como o Paraguai. Contando ainda com a participação de entidades do governo federal como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A comitiva do Instituto Federal do Paraná, Campus Assis Chateaubriand marcou presença com 9 alunos e 1 professor. Conforme o professor Wylliam Salviano Gongora “foi um evento de muita aprendizagem para a pesquisa,  que reforça  a qualidade de nossa instituição e dos trabalhos que nela são desenvolvidos, demonstrando ainda o comprometimento dos discentes e dos servidores do Campus com o Ensino a Pesquisa e a Extensão”.

IFPR Campus Assis Chateaubriand, projetos aprovados e finalistas:

1) Título: “Hidrômetro inteligente: uma abordagem para o uso eficiente da água”, estudantes Rodrigo Filipim Esteves e Andre Vinícius Medis Spada, orientador Darlan Dapieve.

2)Título: “Jogo da memória para ensino da nr06: vamos jogar online?”, estudantes Amanda Volpato Coco e Pedro Henrique Leite Soares, orientadores Grazielli Bueno e Rafael Bartz.

3)Título: “Protótipo do stream deck de baixo custo: acessibilidade e eficiência ao alcance de todos”, estudante Matheus Henrique De Oliveira Sanches, orientador Wylliam Salviano.

4) Título: “Varal inteligente: uma solução inovadora para o melhor aproveitamento do espaço e simplificação da secagem de roupas”, estudantes Ariane Ferreira Pego, Eduarda Karoliny Broti, Mariana Vieira Todaro e Rafaela Raissa Sfaciotti Mendonca, orientador Darlan Dapieve.

4) Título: ” A Revolução Industrial a partir de um panorama histórico e crítico na consolidação da energia elétrica”, estudantes Bruno R. Wolfard e Pedro G.S. de Oliveira, orientador Jurandir Junior.

De acordo com a organização da FEBIC, o evento é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadores na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Além de ser um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores a feira também se dispõe a ser uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação, a inovação e o uso de novas tecnologias.

Link:https://febic.com.br/storage/files/attachments/l1GeXCIxrhKQBzh1X1Co9zdqUVbIP7FiNy8iKGrR.pdf

O IFPR Campus Assis Chateaubriand reitera os agradecimentos a todos servidores e alunos envolvidos na participação em eventos de capacitação e qualificação profissional.