Encontro do projeto Quintais de Mel em escola – Campus Assis Chateaubriand

Encontro do projeto Quintais de Mel em escola

No último dia 25 de novembro de 2021 o projeto quintais de mel do IFPR – campus Assis Chateaubriand esteve na Escola Rural Municipal Rui Barbosa a qual divide suas instalações prediais com o Colégio Estadual do Campo Dr. Tancredo Neves.

Foi realizada uma oficina junto aos estudantes do ensino fundamental e médio, os quais confeccionaram iscas pet com a instrução do Prof Tiago Amaral, coordenador do projeto. Ainda na ocasião, os estudantes instalaram as iscas na dependência da escola rural. Foi discutido entre os participantes sobre os objetivos principais do “Quintais de Mel” que é promover a educação ambiental em escolas e comunidade em geral para então contribuir com a preservação das abelhas.

Estas que por sua vez exercem um papel fundamental na manutenção do ecossistema. Representam um número significativo na polinização de árvores nativas que produzem frutos e alimentam diversas espécies de animais. A polinização promovida por estes insetos também está presente na produção direta de alimentos para humanos. Em suma, é um ciclo de manutenção da vida, as abelhas e outros insetos polinizam, as plantas produzem alimentos e estes alimentos servem a outros seres vivos.

Para as próximas visitas à escola, o projeto levará uma colônia de abelha nativa sem ferrão, a qual será cuidada e fará parte de um meliponário didático a ser construído no jardim da escola.