Participação de servidores na CONAE – etapa regional em Assis Chateaubriand. – Campus Assis Chateaubriand

Participação de servidores na CONAE – etapa regional em Assis Chateaubriand.

Na última sexta-feira (17/11), ocorreu no município de Assis Chateaubriand a CONAE – Conferência Nacional de Educação – etapa regional. Estiveram presentes nas discussões dos sete eixos servidores da Rede Municipal e Estadual, além de nove servidores e uma estudante do IFPR, Campus Assis Chateaubriand.

Dentre os sete eixos foram levantadas e discutidas questões relativas ao Plano Nacional de Educação como articulador do Sistema Nacional de Educação aos Planos decenais dos Estados e Municípios em regime de colaboração Inter-federativa; Garantia do Direito à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos diferentes contextos e territórios; Educação enquanto Direito Humano de Inclusão e Diversidade; Gestão Democrática e Educação de Qualidade; Valorização de Profissionais de Educação com formação inicial e continuada, garantia de Plano de Carreira e condições de trabalho; Financiamento Público da Educação Pública e Democratização do acesso e da permanência; e Educação comprometida com a Justiça Social, Biodiversidade e Desenvolvimento Socioambiental com enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

O CONAE suscita um importante diálogo entre agentes da Educação Pública  em defesa do seu desenvolvimento inter-federativo e neste dia envolveu servidores, docentes e estudantes em debate nacional em primeira fase regional que se desdobrará numa estadual e no início do ano de 2024 comporá a construção e revisão do Novo Plano Nacional de Educação (2024-2034).