VII Encontro em alusão ao Dia da Consciência Negra – “Identidade, Representatividade e Orgulho”  – Campus Assis Chateaubriand

EVENTOS

VII Encontro em alusão ao Dia da Consciência Negra – “Identidade, Representatividade e Orgulho” 

Publicado em

Copiado!

Nesta segunda-feira (20/11) aconteceu no Auditório José Costa, do IFPR, Campus Assis Chateaubriand, nos períodos matutino e noturno, um conjunto de palestras acerca do tema da população negra e da negritude sobre “Identidade, Representatividade e Orgulho” do Movimento Negro do Oeste do Paraná formado pela escritora Viviane Rodrigues; pelo escritor e líder religioso Roberto Cosme Santos e pela professora e vereadora Elisangela Silva de Oliveira.

As palestras constituíram um conjunto de reflexões sobre a condição da população negra, Estado e ações afirmativas com objetivo de promover debates ante agenda do Novembro Negro, sobretudo o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e dia da “Consciência Negra” ratificada pela Lei 12.519/2011.

Também fez parte do evento uma apresentação cultural do egresso do Curso Português para Imigrantes, Cesar José Velasquez Ruiz, e uma exposição de Lapbooks confeccionadas nas aulas de História e Artes das professoras Suzane Conceição Pantolfi Tostes e Renata Carolina Pereira para turma de Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária – AGO 2022. Os lapbooks tiveram como tema mobilizar o olhar histórico e artístico à contribuição da cultura afro-brasileira no processo de construção da sociedade brasileira.

As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI do IFPR – Campus Assis Chateaubriand. Momento importante de debate, reflexão e formação em prol das relações étnico-raciais e do combate ao preconceito.

Topo