Com aula magna na Prefeitura, IFPR começa sua história em Maringá – Campus Avançado Astorga

cursos fic

Com aula magna na Prefeitura, IFPR começa sua história em Maringá

Após negociações e preparativos, iniciaram-se as atividades do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) em Maringá. A solenidade de abertura foi na tarde de sexta-feira (17/12/2021), com presença de estudantes e convidados no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, seguida de uma aula magna de “Inovação e Profissão”, com Robinson Patroni, presidente da Software by Maringá.

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora comentou sobre o empenho de diversos segmentos para a parceria acontecer:

“É um dia histórico. Trabalhamos todos juntos para Maringá ser a melhor cidade do Brasil para viver”.

Edson Scabora – Vice-Prefeito de Maringá
Edson Scabora, Vice-Prefeito de Maringá

O reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, participou, através de uma mensagem gravada em vídeo.

Momento da apresentação da mensagem do Reitor do IFPR, Odacir Zanatta, durante a solenidade de lançamento dos cursos do IFPR em Maringá

Os quatro cursos ofertados nesse primeiro momento já têm processo seletivo em andamento, inclusive com matrículas homologadas e com aulas previstas para iniciarem em 7 de fevereiro, no Centro de Capacitação da Prefeitura de Maringá. São 120 vagas no total, na Formação Inicial e Continuada (FIC), para Assistente Administrativo, para Massagista, para Programador de Sistemas e para Matemática Básica e comercial. Os cursos são gratuitos e estão sendo ofertados em convênio com o Campus Avançado Astorga.

O Diretor do Campus Avançado Astorga, Ricardo Luiz Töws, apresentou a equipe aos presentes e agradeceu a Prefeitura. Para o Professor Ricardo:

“É um dia histórico para Maringá e para o IFPR como um todo, em especial para o Campus Avançado Astorga, que participará ativamente da oferta dos primeiros cursos FIC, que viabilizará formação técnica de forma rápida, inclusiva e de qualidade. As palavras são de agradecimento:

I – Ao corpo docente e técnico do Campus atuantes no processo;

II – À intermediação do Secretário de Inovação, Aceleração Econômica
da Prefeitura, Marcos Cordiolli e do Diretor de Inovação , Cesar Rael;

III – À vontade da gestão da Prefeitura e do IFPR, pois fizeram um grande esforço para que chegássemos à concretude ainda em 2021.”

Ricardo Töws – Diretor do Campus Avançado Astorga

O IFPR inicia sua atuação em Maringá por meio de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho de um ano, renovável, com a Prefeitura de Maringá, e a análise da possibilidade da criação de um Centro de Referência.

Também foi realizado, por um grupo de trabalho (GT) do IFPR, um estudo técnico visando a implantação de um Campus do IFPR na cidade de Maringá-PR. Durante a cerimônia, o professor Narciso Américo Franzin, coordenador do GT, entregou ao vice-prefeito e ao representante da Câmara de Vereadores de Maringá uma cópia impressa do estudo concluído.

Entrega do relatório de estudo da implantação de um Campus do IFPR feita pelo coordenador do estudo, Narciso Américo Franzin ao vice prefeito de Maringá, Edson Scabora e ao representante da Câmara de Vereadores, Sidnei Telles

Também participaram da solenidade os secretários municipais Fausto Herradon (Assuntos Metropolitanos), Emmanuel Predestin (Juventude e Cidadania), a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, o vereador Sidney Telles, representantes da UEM, do Codem, do Parque de TI, da OAB, Thiago Pereira do Nascimento (Diretor do Campus Avançado Arapongas), professores e alunos do IFPR, entre outros, além do reitor do IFPR, Odacir Zanatta, que participou com uma mensagem por vídeo.

Depois da cerimônia de abertura, o professor convidado, Robinson Patroni, ministrou uma aula magna para os estudantes dos quatro cursos FIC, abordando a temática Inovação.

Aula Magna ministrada pelo professor convidado, Robinson Patroni

Ao final do evento, professores e alunos fizeram uma foto juntos: