Docente do Campus Astorga publica capítulos de livros com tema relacionado à Pandemia – Campus Avançado Astorga

PUBLICAÇÕES

Docente do Campus Astorga publica capítulos de livros com tema relacionado à Pandemia

Publicado em

Copiado!

O Professor Ricardo Töws foi autor de dois capítulos de livros sobre a pandemia. O primeiro, intitulado “Discurso Neoliberal e Prática Real” foi publicado em uma coletânea organizada pela jornalista Cleusa Slaviero, com prefácio de Marcia Tiburi. A obra, que reúne diversos autores, teve por objetivo registrar crônicas e textos relativos à pandemia, tanto que o livro trouxe como título “Vendo a vida passar: a travessia pela pandemia“. O segundo texto, com uma abordagem acadêmica e de pesquisa, foi publicado no II Dossiê Nacional  As Metrópoles e a Covid-19”. O livro foi organizado pelo INCT Observatório das Metrópoles, em parceria com o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), e apresenta a atualização do Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”, que também conta com o apoio da Habitat para a Humanidade Brasil e do CDES Direitos Humanos.

Segundo o site do Observatório das Metrópoles:

Este segundo volume consolida um amplo e sistemático mapeamento realizado pela ação coletiva, colaborativa e coordenada do conjunto da rede de instituições e pesquisadores(as) que integram os 16 núcleos do INCT Observatório das Metrópoles espalhados por todas as grandes regiões do país. O dossiê constitui-se em um rico e denso panorama do impacto da pandemia sobre os principais aglomerados metropolitanos da rede urbana brasileira, no qual se buscou destacar as diferenças destes impactos sobre os territórios populares e grupos vulneráveis.

Observatório das Metrópoles. disponível em https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/dossie-covid-19/

O Professor Ricardo, juntamente com as pesquisadoras Celene Tonella e Samanta Martinelli escreveram o Capítulo 6, intitulado “Região Metropolitana de Maringá” e pode ser acessado em https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/dossie-covid-19/. O respectivo dossiê foi lançado no dia 07/12, no evento “Vozes da Resistência nas Cidades” pelos organizadores.

O livro também pode ser acessado no site do FNRU. Para o Professor Ricardo:

Participar dessas obras e ter a oportunidade de pesquisar, analisar e escrever a Geografia desse período difícil em que estamos vivendo é uma satisfação, mas também uma responsabilidade, pois tem, no mínimo, dois objetivos: o primeiro, de explicar a realidade e contribuir para as tomadas de decisão que incluam as vidas das pessoas e o segundo, para deixar registrado um quadro da história, para que nossos filhos e as próximas gerações busquem a preservação da vida na ciência, no conhecimento e nas soluções mais humanitárias.

Ricardo Luiz Töws – Diretor do IFPR – Campus Avançado Astorga
Topo