Docente do IFPR-Astorga participa da redação de livro sobre Ciência Política – Campus Avançado Astorga

LIVROS

Docente do IFPR-Astorga participa da redação de livro sobre Ciência Política

O professor de Sociologia do IFPR-Campus Avançado Astorga Prof. Dr. Joel Júnior Cavalcante, contribuiu com a coletânea sobre Conceitos e categorias Fundamentais do ensino Ciência Política, Volume 2, livro lançado recentemente pela Editora Café com Sociologia, organizado pelo Prof Dr. Cristiano Bodart (UFAL).

Joel assina o conceito “o que é marxismo” em uma coletânea que reúne outros temas centrais para o debate teórico da Ciência Politica enquanto área do conhecimento humanístico. O livro tem caráter didático, direcionado como material de apoio a professores e estudantes do ensino médio ou iniciantes nos estudos da referida área.

A editora Café com Sociologia, responsável pela publicação, é uma das principais difusoras de materiais didáticos para o ensino de Ciências Sociais no país. A editora é também referência na sistematização da produção acadêmica sobre o ensino de Sociologia no Brasil.

O professor Joel comenta sobre sua contribuição:

Participar desse projeto de relevância nacional para a área é motivo de grande honra. Não por uma questão meramente pessoal, mas no sentido de somar esforços a profissionais espalhados no Brasil que concentram sua vida acadêmica no aprimoramento do debate teórico-didático sobre o ensino de Ciências Sociais no país. A história dessa área de ensino tem um trajeto intermitente e irregular, com idas e vindas. As disputas de poder no entorno da inclusão e supressão no currículo da Sociologia e disciplinas afins ao longo da história diz muito sobre nossas características e formação socioculturais, bem como a relação conturbada de direitos em um país de raízes escravocratas, e com um projeto histórico de uma educação subalterna, tecnicista e precária para as classes populares. Portanto, colaborar, de alguma forma, com a expansão do ensino de ciências sociais no Brasil é contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico, e por conseguinte, uma forma de luta pela soberania popular e construção do processo de cidadania e democracia de nosso povo, um terreno em constante disputa com seus avanços e recuos. Tal motivação politica e pedagógica assume extrema relevância nessa quadra histórica.

Prof. Dr. Joel Junior Cavalcante

Interessados na obra podem acessar o site editoracafecomsociologia.com