IFPR Astorga realiza III Sarau Cultural “Antropofagia da Arte” – Vamos devorar todas as artes? – Campus Avançado Astorga

EVENTOS

O SARAU “ANTROPOGOGIA DA ARTE” aconteceu no dia 01 de dezembro, organizado pelas Professoras Neide Biodere (Letras) e Anneli Santos de Souza (Artes), pelas Estudantes Ana Lívia Pona, Brenda de Souza Almeida, Maria Isabela Costa Moreira (bolsistas do projeto de ensino de Leitura) e pelo estudante Murillo Ribeiro Rodrigues (bolsista do projeto “Arte e Cultura – Diversidade”).

O evento foi uma ação do projeto de ensino “Leitura interdisciplinar e inclusiva como prática integradora de Ensino e Vozes”, sob a coordenação da Professora Neide Biodere e do Professor Amir Limana, com a parceria do Projeto de Extensão “Arte e Cultura – Diversidade” e apoio do NAC – Núcleo de arte e Cultura Astorga, do IFPR – Campus Avançado Astorga.

Na programação tivemos:

• Momento de declamação de poemas pelos estudantes e professores;
  • Varal de poemas: poemas dos estudantes e de autores clássicos e o cantinho “deixe o seu poema”.
  • Exposição de desenhos e pinturas;
  • Apresentação musical com estudantes e professores;
  • Oficina “Lettering” – 1ª etapa – Ministrada pelo estudante Murillo Ribeiro Rodrigues
  • Oficina de Xilogravura com o tema Literatura de Cordel – 1ª etapa ministrada pela Professora de Arte Anneli Santos de Souza.
  • Sorteio de livros.

Segundo os estudantes, o evento trouxe motivação para falar com a plateia:

Eu tenho pavor de falar em público, mas entendi a importância de mostrar meus textos num evento assim

Estudante 1

Nessas atividades, a gente consegue participar de um jeito diferente, parece que é um espaço nosso…e a vontade vem.

Estudante 2

Não sei bem explicar o que acontece, mas precisamos dizer que poesia é legal e temos sensibilidade, capacidade.

Estudante 3

Todas as turmas do ensino integrado, professores e técnicos participaram das atividades, assistindo, declamando poemas, cantando, fazendo as oficinas. Assim, o Sarau aconteceu como um espaço para o ensino interdisciplinar e encontro de vozes.

A professora Neide Biodere também deixa um excerto para reflexão:

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question.

Trecho do manifesto antropofágico do Modernismo
Quadro cartaz do SArau
Poemas escritos em barquinhos e nas janelas…
A cortina de cores chamou para sentir felicidade.
E há quem expresse a beleza com desenhos, pinturas, imagens.
“Vamos brincar de poesia”? Estudantes declamaram poemas de própria autoria e de grandes poetas.
Entrega de livros sorteados (Psicóloga do Campus Paola Gisela Carvalho dos Santos e a Estudante Kelly Kawany da Silva -1º ano-Ensino Integrado)
Professor Amir Limana e a Estudante Iris Hereman de Souza
“Elas(Estudantes bolsistas do projeto Lívia, Maria Isabela e Brenda) pensaram tudo antes, deram o tom e fizeram a poesia se concretizar”
Oficina de Lettering com o estudante Murilo -2ºano