Projeto de Ensino do IFPR Astorga promove palestra sobre leitura com o Secretário da Cultura de Maringá – Campus Avançado Astorga

EVENTOS

No dia 27 de setembro, às 09h, o projeto de ensino “Leitura interdisciplinar e inclusiva como prática integradora de Ensino e Vozes”, do IFPR – Campus Avançado Astorga promoveu a palestra “Cultura e livros: a formação de um clube de leitura e a importância das bibliotecas”, ministrada por Victor da Silva Simião, Secretário de Cultura da prefeitura de Maringá.

Victor é graduado em Jornalismo (Unicesumar/2016) e em Ciências Sociais (UEM/2020), mestrando em Ciências Sociais em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá . Já desenvolveu pesquisas envolvendo o rádio e a saúde, o new journalism e os estudos culturais, a ética jornalista e o caso Watergate, Dalton Trevisan e a sociologia da Cultura. É ganhador de dois prêmios de jornalismo universitário, produtor cultural ligado ao campo do livro, leitura e literatura. Em 2013, criou o Clube de Leitura Bons Casmurros, iniciativa que se tornou uma das mais importantes do gênero no Sul do Brasil.

Palestra com Victor Simião
Crédito de imagem: Cristiano Schebeleski Soares e Neide Biodere

A temática da palestra foi “Livros, Clubes de Leitura e Bibliotecas: uma reflexão” e abordou a importância da criação do hábito da leitura enquanto ferramenta de desenvolvimento integral do ser humano. De acordo com Victor, “a leitura e livros devem ser acessíveis a todas as classes sociais”.

A palestra faz parte de uma das ações do projeto , que tem como principal objetivo desenvolver atividades que incentive o hábito de ler e fomentem leituras aprofundadas e críticas entre os alunos.

Para Neide Biodere, coordenadora do projeto:

Este tipo de evento democratiza e incentiva a leitura. Estamos planejando uma série de eventos visando estimular o hábito da leitura entre os estudantes do IFPR Astorga. Em breve, teremos uma ação em conjunto com a biblioteca do campus com o intuito de aproximar ainda mais o estudante do ambiente.

Na ocasião, foram sorteados alguns livros como brindes para os estudantes como incentivo à leitura e criar uma dinâmica leve, alegre e de amor pela leitura.

Estudantes do IFPR Astorga recebendo os livros sorteados. Crédito de imagem: Cristiano Schebeleski Soares e Neide Biodere