Aula Inaugural do Campus Palmas reúne 800 pessoas – Instituto Federal do Paraná

Aula Inaugural do Campus Palmas reúne 800 pessoas

Cerca de 800 estudantes participaram na segunda-feira, 31 de maio, da Aula Magna  do Campus de Palmas, ministrada pelo reitor Alipio Leal. O evento aconteceu no Pavilhão de Esportes do Campus Avançado e reuniu diversas autoridades, estudantes, familiares, professores e a imprensa local.

Além do reitor, fizeram parte da mesa de autoridades a Diretora Geral do Campus, Zita Castro Machado, e o Vice-prefeito, Gilberto José Lago de Almeida. Em seu pronunciamento a professora Zita fez uma metáfora ao comparar o IFPR com um trem, citando a música “Encontros e Despedidas”, de Milton Nascimento. Além disso, a diretora falou sobre as novas possibilidades que se apresentam com a instalação de uma instituição pública de educação em Palmas.

O reitor Alipio Leal explanou sobre a função social do IFPR ao atender estudantes oriundos de Palmas e região. “Nosso objetivo é promover desenvolvimento humano e social. Vamos trabalhar para submeter a economia às pessoas e não o contrário como geralmente acontece”, destacou. Leal estimulou os alunos a estudarem e dedicarem-se ao máximo.

“A partir de agora vocês tem a responsabilidade de quem vai frequentar uma instituição pública. Hoje estou dando nota 10 para todos, mas manter essa pontuação é um compromisso que vocês estão assumindo agora”, disse. O reitor também tranquilizou os estudantes quanto às mudanças que estão acontecendo em virtude da federalização. Durante a solenidade os representantes dos Correios fizeram o lançamento oficial do Selo Comemorativo da Aula Inaugural .

Estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente do CPEA, Renata Vasconcelos Basso Fonseca, o diretor da Rede Bom Jesus, Ademilson Nazario Mensor, o presidente da OAB, Auro Aparecida Ramos de Melo, a reitora em exercício do Unics, Madalena Margarida Mergen Lima, a Secretária de Educação de Coronel Vivida, Sueli Piva, o representante da deputada Luciana Rafagnin e o Presidente do PT  Joaquim Tertuliano Padilha de Andrade

O Campus

O Campus Avançado de Palmas – Complexo Tecnológico Dom Agostinho José Sartori – foi inaugurado no mês de março pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo então governador do Paraná, Roberto Requião. A unidade é resultado de um esforço conjunto que resultou na federalização do UNICS (Centro Universitário Católico do Sudoeste do PR).

Mais de mil e seiscentos alunos iniciarão o ano letivo através de 16 cursos de graduação:

Agronomia
Artes Visuais