Aula inaugural do curso de extensão “Educação Bilíngue de Surdos: especificidades da prática pedagógica bilíngue e bicultural” será nesta terça – Instituto Federal do Paraná

Inclusão

banner renafor - live de abertura

No dia 1º de outubro, será realizada a aula inaugural do curso de extensão “Educação Bilíngue de Surdos: especificidades da prática pedagógica bilíngue e bicultural”, no Auditório da Reitoria do IFPR, a partir das 19h.

A aula “A modalidade de educação bilíngue de surdos na LDB” será ministrada pela Profª. Drª. Sueli de Fátima Fernandes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mais informações sobre o evento:

• Dia – 1º de outubro de 2024 (terça-feira)
  • Solenidade de abertura – das 19h às 19h30
  • Aula inaugural – das 19h30 às 20h30, com a Profª. Dra. Sueli de Fátima Fernandes (UFPR)
  • Coffee break – das 20h30 às 21h
  • Local – Auditório da Reitoria do IFPR, presencialmente, ou, de forma remota, pelo canal Conexão IFPR.

Renafor

A oferta do curso de extensão “Educação Bilíngue de Surdos: especificidades da prática pedagógica bilíngue e bicultural” no IFPR foi possível por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), sob a execução da Diretoria de Extensão (Diext/Proeppi). Destaca-se que a proposta enviada ao MEC foi um trabalho conjunto da Diext e do Campus Umuarama, sendo aprovada em agosto deste ano. Nesta edição do curso, que será realizado de outubro a dezembro de 2024, haverá turmas nos campi Assis Chateaubriand, Barracão, Foz do Iguaçu, Irati, Palmas, Paranaguá, Telêmaco Borba e Umuarama.

O curso do IFPR e os promovidos por outros institutos e universidades federais fazem parte de um projeto da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação (Renafor), do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de levar formação continuada em educação bilíngue de surdos para professores, gestores e profissionais da educação básica da rede pública brasileira, visando cumprir com o previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) e Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2014 referente à educação bilíngue para os estudantes surdos.