Aula Magna aborda a formação cidadã com destaque para os princípios básicos da Constituição Federal – Instituto Federal do Paraná

A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político foram o tema central da Aula Magna ministrada nesta segunda-feira pelo ex-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Alipio Leal, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A solenidade marca o início das atividades letivas em 14 campi do IFPR. A aula foi ministrada no estúdio de Educação à Distância, em Curitiba, e transmitida ao vivo, via satélite, para todas as unidades.

Alipio Leal afirmou ser uma honra poder voltar ao Instituto para dar início ao ano letivo. “Ainda faço parte do IF; antes de ser reitor ou secretário sou professor do Instituto Federal do Paraná”. Para o Secretário, a importância de ser professor reside no fato de que não há desenvolvimento algum sem que antes o Estado invista fortemente em Educação. “Temos como exemplo a Coréia do Sul, que investiu mais de 10% do PIB em Educação e por isso apresenta um alto índice de desenvolvimento”, apontou.

Alipio Leal defendeu que o desenvolvimento econômico esteja submetido aos interesses coletivos da sociedade. “Quero resgatar a missão do IFPR cujo trecho expressa a preocupação com a formação do cidadão. Para falar em cidadania é preciso que façamos uma visita aos princípios da Constituição”, afirmou. Alipio Leal abordou detalhadamente cada um dos quatro princípios da Constituição (soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana e o pluralismo político), pontuando alternativas para que o Brasil se aproxime dos princípios e atinja os objetivos da Constituição. “Quando o texto constitucional coloca que precisamos construir uma sociedade justa, livre e solidária há o reconhecimento expresso de que ainda não somos justos, livres e solidários”, defende.

Além da Constituição, Leal comentou dados concretos referentes à realidade cultural e econômica do país. “Em 2009 o Brasil registrou mais de 100 patentes, a princípio parece bom, mas a Coréia do Sul registrou 19 mil patentes no mesmo período”, relata. “Outro problema é o apagão da mão da obra qualificada. O Estado criou os IF´s justamente para suprir essas demandas. Só para exemplificar, hoje faltam 70 mil profissionais de nível médio técnico na área de Tecnologia da Informação”, afirma.

Transmissão simultânea

A quantidade de unidades em funcionamento (14 atualmente) e a estrutura multicampi aliados ao fato de que a Instituição já dispõe de dois estúdios de televisão montados para atender aos cursos de Educação à distância possibilitou a transmissão simultânea da aula magna para todas as unidades do IFPR. A prática tem se tornado comum também em seminários e outras solenidades que envolvem todos os campi do Instituto.

Assim, a tecnologia tem sido utilizada para diminuir a distância física que separa as unidades, permitindo que todos tenham acesso ao mesmo conteúdo, podendo, na sequência, realizar atividades locais. É o caso da aula magna, em que cada unidade pôde acompanhar pela televisão e depois realizar um ato próprio, em que os novos alunos foram apresentados e o diretor geral esclareceu dúvidas e explicou sobre o funcionamento do campus.

De Curitiba, o reitor em exercício do IFPR, professor Carlos Alberto de Ávila, deu boas-vindas a todos nominando cada um dos campi, diretores e prefeitos de cada cidade. O reitor saudou os técnicos administrativos, os docentes, alunos, pais, enfim, a toda comunidade do Instituto, garantindo qualidade no ensino ofertado. “A qualidade do ensino se processa em uma via de mão dupla; os professores precisam se dedicar, mas os alunos igualmente precisam mostrar dedicação. Todos serão cobrados, testados e terão o direito de fazer o mesmo”, garante.

Também estiveram presentes compondo a mesa diretiva a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Neusa Rosa Nery e o diretor geral de Educação à Distância, José Carlos Ciccarino, que representou todos os diretores de Campi.

Aulas

O cronograma das aulas, com local e horário das turmas pode ser consultado diretamente em cada Campus junto à Secretaria e à Direção de Ensino das unidades.