Aulas do EAD/IFPR serão retomadas para mais três cursos – Instituto Federal do Paraná

Aulas do EAD/IFPR serão retomadas para mais três cursos

Os estudantes matriculados nos cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Reabilitação de Dependentes Químicos e Administração também terão suas aulas reiniciadas no dia 07 de outubro. A decisão da Direção do EAD/IFPR foi divulgada nesta quarta, dia 2 de outubro e foi possível devido à reativação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e da equipe técnica para realizar as atividades em estúdio.

O retorno das atividades na segunda-feira (7) estava previsto para 21 mil alunos dos cursos técnicos em Pesca, Aquicultura, Secretariado, Eventos, além de Tecnologia em Gestão Pública e os cursos de pós-graduação em Agroecologia e Gestão Pública (turma 01). Para estes cursos, em fase final, serão realizadas apenas atividades de recuperação e conclusão de trabalhos. Também já estava no calendário, divulgado em 09 de setembro, a retomada das aulas para os cursos do Profuncionário e dos cursos técnicos em Logística, Meio Ambiente e Serviços Públicos. Com a alteração, outros 7,7 mil estudantes também terão as aulas retomadas.

A orientação para todos os estudantes é que se dirijam aos pólos no dia que regularmente assistiam as aulas antes da suspensão. A partir da segunda-feira, 7 de outubro, a transmissão das aulas ao vivo e as atividades previstas de recuperação e conclusão de trabalhos serão retomadas. Todas as instruções e orientações sobre as questões pedagógicas (avaliações, calendário, atividades, entre outros) serão prestadas pelo coordenador do curso no dia de reinício das atividades, com apoio dos tutores presenciais.

Cursos que iniciaram aulas em 2013

A Direção do EAD/IFPR está empreendendo todos os esforços com intuito de também antecipar o retorno das aulas dos três cursos técnicos que iniciaram em 2013: Hospedagem, Transações Imobiliárias e Agente Comunitário de Saúde, e dos cursos da Secretaria Estadual do Trabalho (SETS) e pós-graduação em Gestão Pública (Turma 2). Já o início das aulas das pós-graduações em Gestão de EAD e Propriedade Intelectual e Inovação, assim como o retorno das atividades da Licenciatura em Formação Pedagógica dependem do repasse de recursos e a previsão permanece para fevereiro de 2014.

Histórico

Desde o dia 08 de agosto, a Reitoria do Instituto Federal do Paraná e o corpo diretivo e de servidores do EAD/IFPR estão empreendendo ações no sentido de minimizar os prejuízos aos alunos com cursos em andamento. A deflagração de operação da Polícia Federal para investigação de irregularidades no âmbito da Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD/IFPR) e a suspensão dos termos de parceria vigentes, devido ao cumprimento de determinação da Justiça Federal do Paraná, impactaram no desligamento de 175 colaboradores terceirizados e na interrupção dos serviços de desenvolvimento e manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – condições essenciais para o funcionamento regular do EAD/IFPR. O AVA é ferramenta para a manutenção dos cursos à distância, já que é o sistema que permite aos estudantes a postagem de trabalhos acadêmicos, consulta ao conteúdo ministrado em aula e às notas, além de ser uma eficaz ferramenta de contato com os professores e a coordenação de cursos. Os colaboradores dispensados atuavam especialmente em atividades relacionadas diretamente a produção, edição e transmissão das aulas. Em 20 de agosto, a direção do EAD/IFPR anunciou a suspensão das aulas e demais atividades acadêmicas e pedagógicas nos cursos ofertados via Educação à Distância. No dia 09 de setembro, o Conselho Superior aprovou um novo calendário para a retomada das aulas.

Mais informações:

O EAD/IFPR divulga os canais de atendimento disponíveis para que os estudantes, tutores e público externo possam sanar suas dúvidas. Confira os principais contatos:

O atendimento é das 14h às 18h.

08000- 643-0007

(41) 3535-1844

(41) 3535-1843

(41) 3535-1842