Campi do IFPR realizam atividades em alusão ao Outubro Rosa – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR realizam atividades em alusão ao Outubro Rosa

Durante todo o mês, os campi e setores do Instituto Federal do Paraná realizaram diversas ações referentes ao “Outubro Rosa”. Foram palestras, campanhas de conscientização, atividades lúdicas em sala de aula e também nas dependências das unidades, todas elas relacionadas ao mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

Na semana iniciada no dia 12, o Campus Londrina contou com a colaboração de estudantes e servidores, que colaram cartazes na instituição e realizaram atividades de conscientização em sala de aula com cursos da área da saúde. No Campus Umuarama, durante o mesmo período, a campanha foi desenvolvida de forma lúdica pelo professor Ivã Vinagre, que posicionou nas dependências da unidade uma caixa gigante da Barbie na cor rosa, na qual as pessoas se posicionavam de forma a dar a impressão de estarem dentro da caixa. Conforme Ivã, a iniciativa foi muito positiva, pois servidores e alunos tiravam fotos e as compartilhavam nas redes sociais, ampliando a divulgação.

Os servidores do Campus Campo Largo vestiram a cor rosa no dia 14, em apoio ao movimento. No restante do mês, outras atividades ligadas ao tema foram realizadas pela equipe de ensino. No Campus Foz do Iguaçu, no dia 15, os estudantes da turma do 2º ano do Curso Técnico em Edificações realizaram atividades temáticas na disciplina de Língua Inglesa, ministrada pela professora Edilene Queiroz. Em sala de aula, eles confeccionaram material de divulgação e conscientização, que posteriormente foi distribuído na unidade. Veja aqui fotos e mais informações.

No dia 16, o Campus Ivaiporã promoveu a divulgação de cartazes nas dependências da unidade, além da distribuição de panfletos com informações sobre as principais características do combate ao câncer de mama e agenda do atendimento municipal oferecido no mês. No dia 21 de outubro, o Campus Irati recebeu a enfermeira Jacira Isidoro, da Unidade Básica de Saúde da Vila São João, para uma conversa com a comunidade interna referente à conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ao longo do mês, o Campus Barracão realizou ações de conscientização para os servidores com vídeos e mensagens semanais via e-mail, além de ações de comunicação externa via redes sociais, promovendo a adesão à campanha através da inserção do laço cor de rosa na foto de perfil do Facebook. O Campus Quedas do Iguaçu promoveu internamente uma campanha de conscientização, cujos servidores vestiram camisetas cor de rosa e discutiram sobre a importância de apoiar e incentivar as mulheres a realizar o exame preventivo de câncer de mama e do colo de útero, além de decorarem o ambiente administrativo.

O Campus Curitiba também não ficou de fora: o Núcleo de Acompanhamento do Estudante e Apoio ao Professor (Naep), durante o mês, colocou uma cortina rosa na entrada da unidade, confeccionou 200 marca-textos sobre o tema, anexou cartazes sobre o autoexame em todos os banheiros do campus, espalhou cartazes sobre campanhas relacionadas ao tema, como sites, doação de cabelo e lenços para as pessoas com câncer, etc. Quem também investiu na conscientização foi o Campus Jaguariaíva, que promoveu uma palestra para seus servidores e alunos, assim como o Campus Pinhais, o qual, no dia 29, proporcionou à comunidade interna uma palestra da Dona Zenilda – curada do câncer de mama – , avó de um dos alunos da unidade.

Além disso, no dia 27 de outubro, uma grande ação foi compartilhada por diversas unidades do IFPR. Foi o caso, por exemplo, dos campi de Assis ChateaubriandCascavelColombo, Goioerê, Palmas, ParanaguáParanavaí, Pitanga, Telêmaco Borba e União da Vitória, entre outros, além da turma do curso Profuncionário da EaD e dos setores da Reitoria do Instituto.

Confira aqui diversas fotos.]]>