Campi do IFPR recebem premiação na Obmep 2015 – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR recebem premiação na Obmep 2015

O IFPR teve 81 estudantes de 12 campi premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Entre os destaques do Instituto, uma medalha de bronze para o Campus Irati e a premiação de “Menção Honrosa” a alunos de diversos campi. Receberam o referido prêmio as unidades de Barracão, Curitiba, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

A 1ª fase da competição foi realizada no dia 02 de junho com uma atividade objetiva oferecida a todos os alunos das escolas inscritas; a 2ª, com a aplicação de uma prova discursiva, no dia 12 de setembro, aos estudantes selecionados de cada escola. Os premiados foram divulgados no final do mês passado.

Os professores de Matemática do Campus Irati, Diego Zontini, Laynara Zontini e Rodrigo Duda, estão muito orgulhosos pelo resultado dos alunos: “Para quem participa, além de aproveitar o momento para testar seu raciocínio, é uma experiência de competição acadêmica muito interessante”, destacam.

Ederson Marcelino da Silva, docente do Campus União da Vitória, complementa: “É muito importante o papel exercido pela Olimpíada em todo o Brasil, pois, através destes eventos, os quais utilizam provas que priorizam mais o raciocínio lógico do que a utilização de diversas fórmulas, por exemplo, são descobertos vários talentos. Em muitos casos, alunos que não têm um bom rendimento escolar em Matemática conseguem bons resultados na competição”.

A aluna Milena Flores da Silva, do Campus Pitanga, define a competição e a premiação como “uma experiência incrível”. A unidade desenvolve vários projetos com seus alunos, entre eles um voltado para a resolução de problemas nas questões da Olimpíada.

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. No Brasil, foram premiados 48.784 alunos, sendo 1.736 do Paraná. Segundo a coordenadora nacional do evento, os alunos premiados se destacaram em um universo de mais de 18 milhões de participantes.]]>