Publicado em
Nesta quinta-feira (3 de dezembro), foi comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Em celebração à data, diversos campi do Instituto Federal Paraná organizaram eventos, contribuindo com a conscientização sobre o tema.
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Irati realizou, logo no dia 2, em alusão à data, o primeiro encontro do curso de capacitação na área de Educação Especial, para professores da unidade – haverá mais quatro encontros, realizados mensalmente. Na oportunidade, foi ofertada aos participantes uma palestra com a temática “O Instituto Federal do Paraná e a Inclusão”, ministrada por Marilisi Fischer, Coordenadora do Napne da Reitoria, e Rosane de Fátima Teixeira, Coordenadora do Proeja e de Cursos FIC da Pró-Reitoria de Ensino (Proens).
O Napne do Campus Umuarama realizou, no dia 3, o I Encontro em Alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de buscar a ampliação da inclusão dessas pessoas na sociedade. Na ocasião, a unidade recebeu dois convidados:
– Representando a Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), o campus contou com a presença da professora Sheila Regina Cuffa, especialista em Libras e educação de surdos;
– Representando a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi), houve a presença do professor Maurício Negrisoli, especialista em educação especial e psicopedagogia.
No Campus Colombo, foi realizada uma palestra nesta sexta-feira (4) com o professor Enacir Giacomassi, da Apae do município, sobre as pessoas com deficiência lá atendidas. O docente utilizou dinâmicas para que os alunos vivenciassem um pouco do cotidiano dos deficientes.
Outros campi promoverão atividades em outras datas, como o Campus Telêmaco Borba, que as realizará na próxima semana. Entre os dias 7 e 11 de dezembro, o Napne de Telêmaco realizará o III IF-Inclusão; na abertura do evento, as alunas que participam do IF em Cena, Jhéssica Menegatti, Ana Joice Pinheiro, Joany dos Santos e Guinever Ferraz explicarão sobre algumas deficiências. Os alunos estão convidados a montar uma equipe de 7 a 10 pessoas e participar das atividades – as melhores serão premiadas! Confira aqui a programação do evento.
A COM quer saber!
Seu campus também desenvolveu atividades sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e não foi mencionado? Conte para nós no e-mail comunicacao@ifpr.edu.br, para que possamos atualizar a matéria!]]>