Campo Largo poderá ganhar Unidade Avançada do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Campo Largo poderá ganhar Unidade Avançada do IFPR

A instalação de uma Unidade Avançada do Instituto Federal do Paraná (IFPR)  no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, levou uma equipe da reitoria e da coordenação de Educação a Distância do Instituto a reunir-se com integrantes da Prefeitura da cidade. Como ação prioritária para que a Unidade seja instalada o grupo decidiu elaborar um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal.

Como contrapartida inicial a prefeitura vai doar uma área que vai abrigar cursos técnicos profissionalizantes nas modalidades presencial e a distância. O coordenador de Educação a Distância (EAD) do IFPR, José Carlos Ciccarino, explica que em breve será convocada uma audiência pública com autoridades, empresários, órgãos representativos de classe, comunidades religiosas, ONG´s e outros para que sejam discutidos quais cursos atenderão os Arranjos Produtivos Locais (APL´s).

Entre as ações emergenciais para instalação da Unidade está a criação de um grupo de trabalho com integrantes do IFPR e Prefeitura para elaboração de um projeto preliminar de ocupação da área a ser doada e encaminhamentos necessários para reforma, restauração e adaptação do prédio. Entre os cursos possíveis para a cidade estão o técnico em mecânica, eletrotécnica, agroecologia, meio ambiente, saúde, informática, cerâmica e outros a serem discutidos com a participação da comunidade.

“O município de Campo Largo foi escolhido porque está em expansão. Em breve a cidade vai criar inúmeros postos de trabalho com a instalação de um dos maiores complexos automotivos da América do Sul, contará também  com um importante parque industrial, além da disposição que a prefeitura tem demonstrado em receber uma instituição de ensino”, destaca Ciccarino.

Estiveram presentes na visita o Pró-Reitor de Relações Institucionais e Inovação, Marco Aurélio Visintim, o Diretor de Relações Comunitárias, Nilton Brandão, a Diretora de Pesquisa e Extensão, Maria Angélica Pizani, e o coordenador administrativo e financeiro da EAD, Ricardo Herrera.