Ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente agitam o Campus – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente agitam o Campus

Entre os dias 5 e 7 de junho foi realizada a 2ª Semana do Meio Ambiente, do IFPR Campus Campo Largo, como parte das ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Campo Largo, em parceria com os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O evento foi realizado com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), onde buscou-se criar espaços para conscientização e discussões sobre as temáticas ambientais, relacionando com a perspectiva do ambiente escolar e dos sistemas de produção de base ecológica.

As atividades no Campus foram realizadas nos horários dos intervalos (manhã e tarde), de modo que os estudantes pudessem participar, sendo realizadas as seguintes ações:

• Atividade cultural – os estudantes foram conduzidos pela coreógrafa (e também estudante) Elizabeth Cardoso a realizarem uma dança de roda relacionada à temática da conservação do solo, trazendo os movimentos como do impacto da gota de chuva, desagregação de partículas, estiagem, etc.
  • Feira de troca de mudas – os estudantes foram previamente convidados a trazer suas mudas de cactos, suculentas e outras plantas para serem trocadas ou doadas, aproveitando-se o espaço e a reunião dos estudantes para divulgar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ONU, sobre a problemática dos agrotóxicos para o meio ambiente e saúde, preservação do Solo e da Água, etc.
  • Oficina de construção de Hotel de Abelhas Solitárias – conscientizando sobre a existência destas espécies de abelhas, enfatizando a importância ecológica, com impacto direto sobre os sistemas de produção de alimentos.

Além das atividades presenciais, foi realizada uma Mesa Redonda online aberta para o público em geral. A atividade foi realizada em parceria com o ICMBio, e teve a temática “Pagamento por Serviços Ambientais”, assunto bastante atual e de extrema importância para toda a comunidade, criando possibilidades interessantes para geração de renda na agricultura familiar de base ecológica.

O registro do evento pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/live/Bs30KZSCvwI?feature=share