Campus Campo Largo realiza VII MIPE e X IFTECH – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Campus Campo Largo realiza VII MIPE e X IFTECH

Nos dias 10 e 11 de novembro, o Campus realizou a VII MIPE (Mostra de Inovação, Pesquisa e Extensão), que contou com a participação de estudantes, docentes e técnicos, que puderam vivenciar, compartilhar e aprimorar a divulgação científica. Paralelamente, também, foi realizada X Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH). Ao longo do evento foram apresentados 21 posteres, 14 protótipos e 13 comunicações orais, com trabalhos desenvolvidos diretamente por 85 discentes, 18 docentes e 4 técnicos administrativos em educação. Paralelamente, foram ofertadas 19 atividades formativas, como: oficinas, rodas de conversa, minicursos, atividades culturais e palestras que, juntas, envolveram 379 estudantes nos períodos da manhã, tarde e noite.

O evento também contou com atividades culturais: na abertura, as crianças da Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi apresentaram canções do projeto “IFenCanto Kids: canções para gostar de inglês” e, ao final da tarde de sexta-feira, o Grupo de Música do campus apresentou várias canções.

Os projetos apresentados foram avaliados por meio da colaboração voluntária de 15 profissionais externos, de diferentes áreas do conhecimento e diversas instituições: Profissionais liberais, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Prefeitura Municipal de Campo Largo, Faculdade CNEC Campo Largo, Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (ACICLA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), UTFPR, IFPR – Colombo e IFPR – Curitiba.
O consultor do SEBRAE, Clayton Gronovicz (palestrante e avaliador de projetos), disse que “os trabalhos me surpreenderam tecnicamente e, apesar de eu recomendar alguns ajustes, vejo que refletem o engajamento de professores e alunos na materialização de ideias complexas que propõem soluções para a sociedade e seus diversos segmentos. Projetos assim merecem ser vistos pela indústria local e comunidade, promovendo ainda mais oportunidades para todos os envolvidos”. A estudante Melissa Cristina Zabloski, do 1º ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, achou o evento muito divertido e dinâmico. Nas palavras da estudante, participar do evento “foi muito divertido tanto na sexta quanto no sábado, é um evento que une os estudantes que muitas vezes nem se conheciam e ajuda a todos conhecerem os outros cursos”.

Já a avaliadora Maura Franco, professora da UFPR, registrou ter se sentido “honrada e agradecida por ter sido convidada para participar como avaliadora de trabalhos dos alunos do IFPR de Campo Largo. Tive a oportunidade de avaliar pôsteres, protótipos e trabalhos orais sobre os mais diversos assuntos. Afirmo que presenciei trabalhos do mais alto gabarito, destacando que alguns do ensino médio integrado e do técnico subsequente estão no patamar de projetos de ensino superior. Parabenizo o IFPR de Campo Largo pela excelente formação técnica e humanista que tem aplicado aos seus alunos”.

Confira as fotos do evento.