Estudantes do Ensino Médio Integrado conquistam 4º lugar na LigMat 2023 – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Estudantes do Ensino Médio Integrado conquistam 4º lugar na LigMat 2023

Estudantes do IFPR campus Campo Largo conquistaram a 4ª colocação na Liga de Matemática – LigMAT Edição 2023. O evento aconteceu no dia 26 de agosto, na sede do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

O campus foi representado com a participação de 5 estudantes do Ensino Médio Integrado. A pedagoga do campus Flávia Manuella de Almeida e o professor de matemática Sander Joner, acompanharam a equipe no evento.

A LigMat é um formato de Olimpíada de Matemática incomum no Brasil, em que equipes se enfrentam em partidas orais de perguntas e respostas. Duas equipes, cada uma representando a sua escola, ficam em lados opostos do tablado. Em cada rodada o mediador faz uma pergunta (oral, com ou sem projeção em slide), havendo uma regra específica para respondê-la: por exemplo, se a pergunta é de cálculo mental (sem o uso de qualquer material de apoio), se é para ser respondida pelo grupo todo ou por apenas um membro etc. Além disso, para cada rodada é definido um limite de tempo.

O estudante Ramon Lunardon, do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial, destacou a experiência de participar de uma competição em que existem questões orais de matemática e a importância da coletividade.

Veja algumas fotos do evento: