Câmpus Curitiba realiza oficina de elaboração de documentos digitais acessíveis – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Câmpus Curitiba realiza oficina de elaboração de documentos digitais acessíveis

Publicado em

Copiado!

Nos dias 28 de junho e 02 de julho, será realizada a etapa teórica da Oficina de Elaboração de Documentos Digitais Acessíveis nas unidades João Negrão e Senador Salgado Filho do Câmpus Curitiba. A atividade é ligada ao projeto de extensão Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Específicas, coordenado pela professora Márcia Ferreira. Todos os servidores e colaboradores do câmpus e da reitoria do IFPR estão convidados a participar. A oficina é gratuita e tem duração total de 4 horas.

A atividade tem como objetivo capacitar servidores e colaboradores do IFPR para o cumprimento da legislação que garante a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino. “A legislação vigente se aplica a todos os documentos produzidos nas esferas administrativa e pedagógica da reitoria e dos câmpus. E não apenas os documentos devem ser adequados, mas também materiais didáticos, como apresentações e apostilas”, afirma a professora Márcia Ferreira. “Como esta é uma legislação que já está há muito tempo em vigor, é muito importante que o maior número de pessoas de cada unidade participe e se informe sobre o assunto”, enfatiza.

Na parte teórica, os participantes serão orientados quanto ao uso de recursos simples, porém de grande importância, disponíveis nos programas de edição de texto utilizados para a confecção de diferentes documentos digitais. Também serão repassados conceitos que devem ser levados em conta para adequação desses documentos aos mais diferentes tipos de deficiência.

Oficinas serão oferecidas em dois endereços

Os servidores poderão escolher entre três horários e dois endereços para a realização da parte teórica da oficina:

Turma 1: Sexta-feira (28), das 10 às 12 horas, no Auditório da unidade Salgado Filho do Câmpus Curitiba
Turma 2: Sexta-feira (28), das 13 às 15 horas, no Auditório da unidade Salgado Filho do Câmpus Curitiba
Turma 3: Terça-feira (02), das 13 às 15 horas, no Auditório da unidade João Negrão do Câmpus Curitiba

Não é necessária a realização de inscrição para participar da parte teórica. Basta comparecer no local de realização do curso, assistir e assinar a lista de presença. No dia da realização da parte teórica serão informados os horários da parte prática, para que cada participante possa escolher o horário que melhor atendê-lo.

Outras informações

Outras informações sobre a realização do curso podem ser consultadas por meio do e-mail marcia.ferreira@ifpr.edu.br, coordenadora do projeto.

Saiba mais…

Decreto Nº 3298/99; Art. 6º, parágrafo III, que garante a inclusão das pessoas com deficiência em iniciativas governamentais relacionadas à educação

Lei Nº 9.394/96, Art. 4º, que garante à inclusão das pessoas com deficiência na rede regular de ensino

Decreto Nº 5.296/04, Art. 47º, que garante pleno acesso às informações disponíveis nos portais da administração pública

Decreto Nº 7.612/11, Art. 6º, parágrafos I e II, que garantem um sistema educacional inclusivo com instrumentos acessíveis

Topo