Câmpus Curitiba realiza programação alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Instituto Federal do Paraná

Buscar um título entre tantos disponíveis na prateleira de uma biblioteca ou livraria e encontrar um local tranquilo e confortável. Para os amantes da leitura, este é o ritual que precede a abertura de uma obra literária, o que pode significar, também, o passaporte para uma viagem a novos mundos. A verdade é que poucas atividades necessitam de tão pouco para se fazerem tão prazerosas quanto a leitura. Com o intuito de incentivar o hábito e aproximar os estudantes do ambiente ideal para praticá-lo, o Câmpus Curitiba promove, entre os dias 15 e 20 de outubro, uma programação especial em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro.

O destaque da programação especial é a Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, que será realizada no dia 15, nos turnos da manhã e da tarde, e nos dias 16 e 19, no período noturno. Estão previstas, ainda, a exibição seguida de debate do filme Olga, coordenada pelo professor de história do Câmpus Curitiba Ederson Prestes Santos Lima, no dia 19. Haverá, também, exposições literárias das novas aquisições da Biblioteca do Câmpus Curitiba e uma exposição de livros relacionados aos cursos oferecidos pelo Câmpus Curitiba, organizada pela Livraria do Chain.

Nos dias 19 e 20, a programação da Semana do Livro e da Biblioteca se funde à programação da Mostra de Cursos do Câmpus Curitiba, com a distribuição do Guia do Usuário das Bibliotecas do IFPR aos visitantes da mostra.

Como participar
Os interessados em participar da Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos devem realizar a inscrição pelo e-mail biblioteca.ctba@ifpr.edu.br, informando os seguintes dados: Nome completo, curso, semestre/ano, dia e horário para orientação. Serão realizados atendimentos individuais de até 30 minutos. O público-alvo preferencial são os estudantes que estejam desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso, sendo que este servirá de material durante a oficina. Outras informações podem ser conferidas pelo telefone 3535-1423 ou 3595-8811.

Programação completa

Segunda-feira, 15:
08h às 11h: Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

13h às 17h: Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Terça-feira, 16
14h: Exibição e debate do filme “Olga”
Local: Unidade Senador Salgado Filho

17h às 20h: Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Quarta-feira, 17
Tarde: Exposição de livros – Livraria do Chain
Local: Biblioteca da unidade Senador Salgado Filho

Sexta-feira, 19
Manhã: Exposição Literária
Local: Bibliotecas da unidade Senador Salgado Filho e da Unidade João Negrão

Tarde: Entrega do Guia do Usuário aos visitantes da Mostra de Cursos 2012

17h às 20h: Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Sábado, 20
Manhã: Exposição Literária
Local: Bibliotecas da unidade Senador Salgado Filho e da Unidade João Negrão

Tarde: Entrega do Guia do Usuário aos visitantes da Mostra de Cursos 2012

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro.

A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e possibilita a atualização e desenvolvimento deste profissional.