Servidores das bibliotecas do IFPR estão reunidos em Pinhais – Instituto Federal do Paraná

Servidores das bibliotecas do IFPR estão reunidos em Pinhais

Nestas quinta (1º) e sexta-feiras (2), os servidores que atuam nas bibliotecas do IFPR estão reunidos, no Campus Pinhais, para o Encontro das Equipes da Rede de Bibliotecas do IFPR 2016. O evento anual tem o objetivo de promover a qualificação dos servidores e dar continuidade ao debate e ao aprimoramento da política informacional do Instituto.

A programação teve início na quinta-feira, às 14h. Após a abertura, que contou com a participação do reitor pro tempore do IFPR, professor Odacir Antônio Zanatta, e do pró-reitor de Ensino, professor Sérgio Garcia dos Mártires, os participantes realizaram apresentações sobre os projetos culturais desenvolvidos pela equipe da biblioteca dos campi.

Nesta sexta, o tema das discussões da manhã girou em torno dos repositórios institucionais, com palestras da bibliotecária Emanuelle Torino, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e de Carmen Silvia da Costa, da Diretoria de Educação a Distância do IFPR. À tarde, diferentes comissões técnicas de trabalho apresentam os resultados de suas ações.

“A Rede de Bibliotecas do IFPR destaca-se frente a outras instituições da Rede Federal porque trabalhamos à semelhança de um sistema de bibliotecas. Hoje, qualquer servidor ou estudante pode consultar as obras disponíveis em todas as unidades do IFPR, podendo realizar o empréstimo de livros disponíveis em outros campi. Isso graças ao sistema que todas as unidades utilizam desde 2011. Outro ponto que se destaca é a nossa política orçamentária para aquisição de acervos”, destaca a bibliotecária Evandra Campos Castro, da Coordenadoria-Geral de Bibliotecas, ligada à Pró-Reitoria de Ensino.

A política institucional de investimento nos acervos das unidades também foi destaque da fala realizada pelo reitor pro tempore na abertura do evento. “A Proens traçou uma política de bibliotecas que tornou-se referência no Brasil. Nosso objetivo é dar continuidade a todos esses projetos que estão caminhando bem”, afirmou Odacir.

Bibliotecários participam de encontro nacional em Manaus

Entre os dias 15 e 21 de outubro, os bibliotecários Evandra Campos Castro e Hugo Avelar Cardoso Pires, este último do Campus Foz do Iguaçu, participarão do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, a ser realizado em Manaus (AM).

Evandra estará presente em uma mesa-redonda, e Hugo apresentará trabalho em que descreve o processo de catalogação de obras no IFPR, realizada de forma colaborativa por meio do sistema Pergamum.