Câmpus do IFPR terão internet mais veloz – Instituto Federal do Paraná

Câmpus do IFPR terão internet mais veloz

Todas as unidades do IFPR passarão a ter melhores conexões com a internet ainda neste segundo semestre. Um novo contrato de fornecimento do serviço já foi assinado, permitindo a expansão do link da rede MPLS de 2Mbps para 10Mbps, com redução expressiva de custos para o Instituto. As novas conexões, em todos os câmpus, serão ativadas até o final deste mês.

O professor Eduardo Takao, diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação do IFPR, explica que ainda é preciso encerrar o contrato com o fornecedor atual para que a melhoria possa ser usufruída pelos usuários. “A instalação da nova fibra ótica está sendo realizada e a previsão é a de que os usuários possam perceber a melhoria na velocidade ainda neste mês de agosto”, explica.

No Câmpus Jacarezinho, a instalação dos cabos de fibra óptica para o envio do sinal digital foi iniciada nesta semana. As conexões serão feitas a partir de backhauls ópticos urbanos, também estruturados em fibras ópticas. Os equipamentos e cabos de alta qualidade são imunes a ruídos e possibilitam alta disponibilidade de serviço para o câmpus. Os resultados serão refletidos nos laboratórios de informática e nos demais cursos da instituição. A área administrativa também será beneficiada com os investimentos, já que o volume de dados enviados e recebidos no câmpus justifica a importância da nova tecnologia. Todas essas melhorias serão possíveis nos demais câmpus do IFPR nas próximas semanas.

Outro benefício trazido pela melhoria do serviço de internet será a possibilidade de realização de reuniões através de videoconferência.

RNP

O IFPR também já solicitou à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) o fornecimento de links com velocidades superiores nos câmpus. Integrado à RNP, as unidades poderão usufruir de conexões que podem chegar a 100Mbps, nos padrões do Projeto Veredas, viabilizado por uma parceria entre Telebras e RNP. As primeiras unidades do IFPR devem se conectar à RNP até o final deste ano. Dessa forma, portanto, alguns câmpus, como Londrina e Foz, terão dois links: o da RNP e o da MPLS.

Informações: Pró-Reitoria de Administração (Proad), Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e Câmpus Jacarezinho.

Notícia Atualizada no dia 08/08, às 12h40.