Campus Foz

Campus Foz do Iguaçu recepciona os calouros nesta segunda-feira

Publicado em

Irineu Mario Colombo, diretor geral do Campus Foz do Iguaçu

Irineu Mario Colombo, diretor geral do Campus Foz do Iguaçu

 Acontece hoje, 16, às 19 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a aula inaugural do Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná. A cerimônia inicia o ano letivo de 40 alunos do Curso Técnico em Aqüicultura. Os calouros participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e adultos (Proeja). 

Para recepcionar os novos estudantes estarão presentes o coordenador de política de formação humana na área de pesca marinha e continental e aqüicultura da Setec, professor Edmar Almeida de Moraes, o reitor do Instituto Federal do Paraná, Alipio Leal, o presidente da Fundação Itaipu, Jorge Miguel Samek e o diretor geral do Campus Foz do Iguaçu, Irineu Mario Colombo.

 

Incentivo ao setor pesqueiro

O Brasil movimenta anualmente 4 bilhões de reais em aqüicultura e pesca e absorve  cerca de 3,3 milhões de profissionais por ano. De acordo com o MEC, os dados estão abaixo do potencial que o país possui, já que é um dos países com maior extensão de costa marítima do mundo.

 

Segundo Irineu Mario Colombo, diretor geral do Campus Foz do Iguaçu, o Curso Técnico em Aqüicultura surge como meio de estimular o setor pesqueiro, incentivar o consumo de peixe e trazer desenvolvimento para região: “A oferta do curso vai propiciar benefícios econômicos e sociais já que estaremos oportunizando aos estudantes a capacitação adequada para a exploração consciente do setor”, ressalta.

 

O curso técnico é integrado ao Ensino Médio e terá três anos de duração. O diretor do Campus afirma, ainda, que a proposta visa a criação de núcleos de pesquisa e a difusão de novas tecnologias.