Publicado em
Acontece hoje, 16, às 19 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a aula inaugural do Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná. A cerimônia inicia o ano letivo de 40 alunos do Curso Técnico em Aqüicultura. Os calouros participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e adultos (Proeja).
Para recepcionar os novos estudantes estarão presentes o coordenador de política de formação humana na área de pesca marinha e continental e aqüicultura da Setec, professor Edmar Almeida de Moraes, o reitor do Instituto Federal do Paraná, Alipio Leal, o presidente da Fundação Itaipu, Jorge Miguel Samek e o diretor geral do Campus Foz do Iguaçu, Irineu Mario Colombo.
Incentivo ao setor pesqueiro
O Brasil movimenta anualmente 4 bilhões de reais em aqüicultura e pesca e absorve cerca de 3,3 milhões de profissionais por ano. De acordo com o MEC, os dados estão abaixo do potencial que o país possui, já que é um dos países com maior extensão de costa marítima do mundo.
Segundo Irineu Mario Colombo, diretor geral do Campus Foz do Iguaçu, o Curso Técnico em Aqüicultura surge como meio de estimular o setor pesqueiro, incentivar o consumo de peixe e trazer desenvolvimento para região: “A oferta do curso vai propiciar benefícios econômicos e sociais já que estaremos oportunizando aos estudantes a capacitação adequada para a exploração consciente do setor”, ressalta.
O curso técnico é integrado ao Ensino Médio e terá três anos de duração. O diretor do Campus afirma, ainda, que a proposta visa a criação de núcleos de pesquisa e a difusão de novas tecnologias.