Câmpus Foz participa de torneio de arremesso de celular e notebook – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Foz participa de torneio de arremesso de celular e notebook

O câmpus Foz do Iguaçu participou, neste domingo, dia 29 de setembro, do 6º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o 5º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook. Não é a primeira vez que o IFPR Foz está envolvido nesta atividade. A parceria entre os organizadores e o câmpus já acontece, pelo menos, há três edições. De acordo com o professor Givaldo Oliveira, aproximadamente 40 alunos e professores do câmpus aproveitaram para participar e também divulgar os cursos técnicos e superiores ofertados na cidade.

No total, o evento reuniu 340 competidores e conseguiu arrecadar oito toneladas de resíduos eletrônicos e três toneladas de alimentos não perecível, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade.

“O evento surgiu devido a necessidade de recolher o “lixo eletrônico” , principalmente baterias de celulares, celulares antigos, computadores e descartes de informática e para estimular surgiu a ideia do arremesso de celular e posteriormente o arremesso de notebook”, explica o professor Anderson Coldebella, diretor de Administração e Planejamento do IFPR Foz. “Para o câmpus é importante conscientizar os alunos sobre a destinação correta destes materiais, além de ser um espaço onde podemos divulgar o IFPR e os trabalhos que os cursos vem desenvolvendo na instituição”. Neste ano, o IFPR  teve um espaço de divulgação destinado especialmente ao câmpus. Cada curso levou banners e materiais para representar as principais atividades do curso.

Como funciona o Torneio de Arremesso

A ideia é promover a conscientização sobre a correta destinação de resíduos eletrônicos e ajudar a instituições que atendem pessoas carentes. Por isto, cada participante pode levar até duas sucatas de celular sem bateria e fazer dois arremessos, mediante doação de alimentos não perecíveis. Para os celulares, são dois quilos pro arremesso. Já para notebook, são cinco quilos de alimentos por arremessos. Os melhores arremessos são premiados, mas também há prêmios para aqueles que doam resíduos eletrônicos.

O torneio de arremesso de celular possui quatro categorias, feminino juvenil e adulto e masculino juvenil e adulto. Já a de arremesso de notebook é para uma única categoria. O evento faz parte das comemorações do aniversário da Segurança Empresarial da Hidrelétrica de Itaipu.