Campus Irati é premiado na Maratona de Aplicativos Fiap-Google – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati

Campus Irati é premiado na Maratona de Aplicativos Fiap-Google

Nesta quinta-feira (12), na sede da empresa Google, em São Paulo, a equipe IFDroid, do Campus Irati do Instituto Federal do Paraná, conquistou a 3ª colocação na final da Maratona de Aplicativos Fiap-Google, a qual tinha o desafio “Desenvolva um aplicativo que ajude você como aluno, a sua escola ou a educação no Brasil”.

“Participando pelo segundo ano consecutivo da final da maratona, nossa equipe conseguiu atingir o que tanto queríamos: ficar entre as três melhores. A conquista premia e valoriza o empenho do grupo, que tem trabalhado com aplicativos desde 2014. Tenho muito orgulho do grupo!”, comemora o professor Rodrigo Duda, orientador da equipe.

Selecionado no mês de outubro entre os 10 melhores do Brasil na Maratona, o time, formado pelos estudantes Sophia Mitie Suzuki, Mateus Marochi Olenik, Eduardo Maravieski, Gabriel Woitechen e Fábio Gabriel Ferraz, do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, desenvolveu o aplicativo Smart Robot, o qual está relacionado com a aprendizagem de conceitos básicos de programação.

Para o aluno Mateus Marochi Olenik, a maratona trouxe experiências importantes. “A Maratona de Aplicativos foi um passo muito importante na minha vida quanto aluno, principalmente pelo conhecimento e experiências que levarei para o meu futuro”, afirma Mateus. Já o estudante Fábio Gabriel Ferraz ficou surpreso com a colocação: “Foi uma grande conquista ser finalista e ainda mais ser classificado na Maratona de Aplicativos deste ano, foi algo inesperado e muito gratificante!”

Na cerimônia de premiação, os alunos receberam um shape de skate, o livro Manual para Sonhadores, de Nathalie Trutmann, e um curso da plataforma Shift da Fiap.

Conheça o projeto Smart Robot

O Smart Robot é um aplicativo destinado a quem deseja começar a estudar lógica de programação. Baseado em uma interação prática com o usuário, o aplicativo mostra as possíveis interações que um sistema pode ter com algo real. Ao percorrer as pistas com o robô, espera-se que o usuário compreenda os comandos lógicos que simulam seu deslocamento através de uma noção básica, a programação orientada a objetos, como por exemplo, o comando Robô.Andar(2,CIMA) que simula o deslocamento vertical do robô por 2 quadrados da pista.

Com a opção de criar pistas para a interação com o robô, pretende-se que o usuário desenvolva seu pensamento lógico e já pense nos possíveis casos em que o robô terá dificuldade ou será impossibilitado de percorrer. O aplicativo também foi idealizado com o intuito de auxiliar os alunos do Curso Técnico em Informática do Campus Irati a terem mais facilidade na compreensão do conteúdo abordado pelas disciplinas técnicas.]]>