Campus Irati realiza Semana da Integração – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati realiza Semana da Integração

A Semana da Integração do Campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR) movimentou a comunidade e estudantes para uma série de palestras voltadas para o tema da educação. Além de encontros com o diretor geral do campus, Celso Buiar, e outros convidados, a Semana contou com as palestras do Assessor de Relações Internacionais do IFPR, Antônio Carlos Gondim e do Chefe de Gabinete, Pedro Pacheco.

No dia 30 de março, o professor Gondim contou sobre as atividades da Assessoria de Relações Internacionais e mostrou a  possibilidade de intercâmbios e mobilidade dentro da Instituição. O professor enriqueceu também sua palestra com algumas histórias de vida dentro de instituições de ensino e as dificuldades superadas, além de mostrar uma infinidade de caminhos para quem quer crescer na carreira profissional.

No dia 05 de abril foi a vez do chefe de gabinete do IFPR falar para uma platéia de 80 pessoas. Com um tom bastante emotivo, Pacheco falou sobre sua infância em Irati e a dificuldade em permanecer na região na hora de escolher uma profissão. “Realidade esta, que não quero ver se repetir com a instalação do Instituto e o consequente desenvolvimento do município. A região de Irati cresceu, mas não se desenvolveu”, completou Pedro Pacheco.

O chefe de gabinete relatou também a primeira tentativa de implantação do campus sem sucesso e a posterior aprovação como unidade avançada. Falou do pré requisito para instalação de todas as unidades, os investimentos da região,  justificando que não era a moeda em si que contaria para a implantação, mas o interesse local. Salientou ainda que a permanência da unidade e seu crescimento depende única e exclusivamente da motivação e da vontade da região.

Para finalizar, Pedro Pacheco desafiou os alunos a fazerem parte da história do Instituto e não apenas passarem por ele. Informou que o propósito do Instituto é formar grandes alunos, atletas, artistas, ou seja, profissionais de referência. E o interesse não é levar os profissionais para fora, mas fazer com que estes profissionais possam trazer novamente a riqueza ao município.

A Semana de Integração acaba na sexta, dia 09 de abril, com a execução do  Trote Solidário. A proposta dos alunos consiste em  arrecadar alimentos para famílias carentes e fraldas para Santa Casa de Irati.