Campus Palmas lança o Projeto Jovem Consciente, Cidadão e Empreendedor – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campus Palmas lança o Projeto Jovem Consciente, Cidadão e Empreendedor

Publicado em

Copiado!

O Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, na cidade de Palmas, foi o escolhido para o lançamento do Projeto Jovem Consciente, Cidadão e Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo central integrar jovens do Ensino Fundamental, de 7ª e 8ª séries, de escolas públicas situadas em áreas desfavorecidas economicamente, para receber formação de cidadão e orientações de ações empreendedoras.

O trabalho é desenvolvido por docentes das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e por servidores técnico-administrativos. A coordenadora do projeto, Melaine Camarotto, conta que o projeto surgiu da realidade do município, que conta com grandes bolsões de pobreza. “Tradicionalmente, crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas que estão localizadas em regiões carentes apresentam dificuldades em optar por uma vida melhor. Nossa intenção é propiciar cidadania, valores familiares, de emprego, vida coletiva, noções de empreendedorismo, felicidade e opção de escolha.”

Para formar as turmas que irão participar da 1ª etapa do projeto, os professores aplicaram uma redação, com o título “O que você espera da sua vida no futuro?” A partir disso, foram selecionados os alunos que tinham sonho e perspectiva de crescimento, e que já demonstrassem um olhar empreendedor, sendo que 27 iniciarão as aulas no próximo dia 04.

A aluna do Ensino Fundamental, Aniely Silveira, ficou emocionada quando soube que foi selecionada. “Eu estava esperando muito por isso, na minha redação escrevi que gostaria de ser policial para ajudar a comunidade. Tenho certeza que o projeto desenvolvido pelo IFPR vai me auxiliar”, concluiu.

Para a diretora da Escola Quilombola, Ana Dalla Giacomassa Oliveira, o trabalho desenvolvido irá instigar o aluno a esforçar-se mais nos estudos e despertar uma perspectiva maior de crescimento, além de fomentar a vontade de ser alguém que faz a diferença na sociedade”, afirmou

No lançamento, estiveram presentes os professores envolvidos no projeto, a diretora do Campus Palmas, Zita Castro Machado, e o então reitor no exercício da reitoria, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo.

Topo