Campus Palmas tem mestrado aprovado pela Capes; novo curso deve abrir primeira turma em 2024 – Instituto Federal do Paraná

MESTRADO

Mestrado Ambientes Saudáveis e Sustentáveis
Primeira turma do novo mestrado deverá ser aberta em 2024 e terá 20 vagas.

A proposta do Mestrado Interdisciplinar em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis, do Campus Palmas do IFPR, foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital de novos cursos resultado foi publicado pela Capes nesta terça-feira (29). A primeira a oferta de vagas será lançada em 2024 e a primeira turma do curso terá 20 alunos.

O Programa de Pós-Graduação em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis do (PPGSS) do Campus Palmas do IFPR possui duas áreas de concentração, Estudos em Ambientes Saudáveis e Estudos em Ambientes Sustentáveis, e duas linhas de pesquisa (Ambiente sustentável e alimentação; Trabalho, organizações, saúde e tecnologia).

Com componentes integradores e contextualizados no âmbito da Área Interdisciplinar, o mestrado pretende atender às demandas da sociedade local e regional. O PPGSS tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de Ensino e Pesquisa para o desenvolvimento e difusão de conhecimento científico e tecnológico no âmbito interdisciplinar envolvendo Ciência, Saúde, Agricultura, Tecnologia e Sociedade.

Professores das Áreas de Agronomia, Farmácia, Administração, Educação Física, Biologia e Enfermagem desenvolverão projetos que contribuam para o estudo e desenvolvimento de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis.

O perfil dos egressos prevê a excelência formativa de pesquisadores capazes de liderar processos inovadores no campo da investigação e docência.

Essa atuação fornece suporte para promover a reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares e de contribuir para o diálogo institucional e para a adoção de novas modalidades de geração de conhecimento em diferentes campos de atuação, levando em consideração os aspectos socioculturais, biopolíticos e socioambientais.

A aprovação da proposta do referido Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu foi fruto de um amplo esforço de toda a Comissão de Estruturação e Elaboração da Proposta. Além disso, de toda a Equipe de Gestão, que teve salutar influência na busca de apoio em instâncias superiores, como foi o caso de visita na própria Capes realizada no mês de abril deste ano pela Direção Geral do Campus.