Campus Paranaguá inaugura novo bloco didático – Instituto Federal do Paraná

Campus Paranaguá inaugura novo bloco didático

Os alunos do Campus Paranaguá ganharam um novo espaço de aprendizagem com a inauguração do bloco didático – bloco 2 – realizada na manhã desta terça-feira (31), no Campus Paranaguá. A data de inauguração foi escolhida porque no mês de agosto o campus comemora dois anos de fundação, ocorrida em agosto de 2008. A solenidade aconteceu às 10h e reuniu a comunidade, professores, alunos e autoridades políticas da região que contribuíram para instalação e ampliação da unidade.

“Nós dobramos de tamanho, dobramos os cursos e agora vamos dobrar o número de alunos”, afirmou o Diretor Geral do Campus, professor Marco Aurélio Visintin. Em sua fala o Diretor reafirmou o compromisso de dar continuidade à expansão do Campus e destacou as qualidades da comunidade de Paranaguá. “Estou aqui [na direção] há um ano e cinco dias, mas já pude observar uma qualidade dos parnanguaras: é um povo visionário. Trabalhador. É um povo que chegou em uma ilha e de uma ilha fez uma cidade, de uma cidade fez uma capital e de uma capital fez um estado”, elogiou. O Diretor ainda agradeceu a presença de todos e destacou o empenho de sua equipe. “Os professores e alunos estão motivados e nossos servidores são referência. Só tenho a agradecer”, finalizou.

O reitor, professor Alipio Leal, afirmou que o momento é de celebração. “É uma conquista da comunidade, uma realidade ainda pequena, mas que tem um propósito”, disse. O reitor lembrou que a a unidade de Paranaguá foi a primeira a entrar em funcionamento e, por ser a primeira, será referência para todas as outras. “Temos para o litoral uma proposta político-pedagógica diferenciada. Ao contrário do que geralmente ocorre, em que as propostas inovadoras vem de Curitiba e partem para o resto do estado, nosso modelo de educação partirá daqui”, garantiu.

O prefeito da cidade, José Baka Filho, falou que é um grande sonho Paranaguá vir a ter 1.200 jovens estudando em uma instituição federal. “O mercado de trabalho está ávido por profissionais qualificados”, disse. O prefeito também recordou a luta política pela implantação do campus. “Há alguns anos quem imaginava que Paranaguá teria uma Escola Técnica? Lembro da época  em que não podíamos ofertar educação profissional, mas o presidente Lula retirou o artigo da Constituição que proibia abertura de escolas técnicas e agora todas as cidades com mais de 40 mil habitantes já podem ter a sua”, comentou.

Fizeram  parte da mesa da autoridades o Tenente-coronel Flávio José Correia, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Paraná; o vereador Carlos Roberto Frísoli, representando a Câmara Municipal de Paranaguá e o Bispo Dom João Alves dos Santos, que após as falas das autoridades fez uma oração para abençoar o prédio.

O novo Bloco
O novo prédio tem cerca de 2600 m² e conta com 14 salas de aula; cinco laboratórios de informática; laboratórios de física, química e biologia; sala para docentes; seis banheiros coletivos; duas salas de infra-estrutura (CPD) e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais. Além do bloco 2 foram entregues o bloco 6 (guarita de segurança) e o portal de entrada. O diretor do Campus conta que a estrutura está pronta, mas para funcionar plenamente aguarda o alvará do Corpo de Bombeiros que deverá ser expedido em 15 dias. O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Paulo Tetuo Yamamoto, explica que os equipamentos em falta (para os laboratórios) estão em fase de licitação e devem ser comprados em breve.

Cursos
Em Paranaguá, o IFPR oferece cursos técnicos de Aquicultura, Informática e Logística integrados ao ensino médio. Na modalidade subseqüente (pós-médio), há os cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática e técnico em Mecânica. O curso técnico em Eletromecânica é oferecido na modalidade de ensino para Jovens e Adultos (Proeja).
Para 2011, ainda há a previsão de abertura de novos cursos:  Agroecologia (subsequente – convênio); Gestão em Meio Ambiente (especialização); Gestão em Portos (subsequente); Guia de Turismo (subsequente – parceria); Licenciatura em Física (Graduação); Pesca (Proeja-Fic-Convênio); Tecnólogo em Manutenção Industrial (Graduação).