Câmpus Paranavaí firma convênio com entidades municipais e estaduais – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Câmpus Paranavaí firma convênio com entidades municipais e estaduais

Publicado em

Copiado!

Na tarde da última sexta-feira (22), o Câmpus Paranavaí firmou um convênio de cooperação que trata da criação do Centro Agroindustrial, que tem como principal parceiro o IFPR. Na ocasião estiveram presentes várias autoridades, entre elas o Prefeito Rogério Lorenzetti, o Presidente da Câmara de Vereadores, Mohamed Smailli, juntamente com o Vereador José Galvão, o Presidente do Sindicato Rural, Ivo Pierin, o Diretor do Centro Tecnológico da Mandioca, Claodemir Grolli e representantes da SEAB e da EMATER, além do diretor do Campus, Prof. José Barbosa Dias Junior e do Chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo, Prof. Carlos Eduardo Barão, responsável pela coordenação e idealização do convênio.

O centro tem como principal atribuição a capacitação de pequenos produtores, estimulando o empreendedorismo e desenvolvimentos dos seus processos e produtos, utilizando instalações oferecidas pela prefeitura, com equipamentos e corpo técnico do IFPR Câmpus Paranavaí. No local funcionará uma cozinha e uma panificadora industrial, para apoio aos programas do governo como compra direta, PRONATEC e Mulheres Mil.

Na ocasião também foi firmado o termo de convênio entre o IFPR e Sindicato Rural de Paranavaí, que irá disponibilizar vários equipamentos de análises físico-químicas e microbiológicas que serão alocados no Campus visando apoio as empresas da Região em analises e controle de qualidade, estimulando o desenvolvimento e melhoria do setor industrial da cidade, principalmente no sentido de inovação de seus processos e produtos. Além dos benefícios para a cidade, o convênio trouxe benefícios para o Campus, que além da utilização dos equipamentos nas aulas de praticas laboratoriais de ensino e pesquisa, pôde utilizar a verba destinada para esse fim na compra de mais equipamentos, visando a formação de um centro de análises em pesquisas de referencia na região.

Ambas as iniciativas refletem o empenho do câmpus em se aproximar dos diversos setores da comunidade paranavaiense, em vista de sua tarefa de, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuir para o fortalecimento e melhoria dos arranjos produtivos sociais e culturais locais.

Topo