CAMPUS CAPANEMA SOB NOVAS DIREÇÕES – Campus Capanema

CAMPUS CAPANEMA SOB NOVAS DIREÇÕES

Foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta (14) e quinta-feira (15) as portarias de nomeação dos diretores-gerais de campus e diretores de campi avançados do IFPR, eleitos no processo de consulta eleitoral realizado no final de 2023. Também foram publicadas as nomeações de quatro pró-reitores, entre outras alterações no quadro diretivo do IFPR. Mais nomeações e exonerações devem ser efetivadas nos próximos dias.

Confira algumas portarias:

Em breve devem ser anunciados os detalhes da cerimônia de posse dos novos dirigentes, que deve ser realizada em Curitiba no mês de março.

Quem é quem

Para agilizar o acesso a informações sobre os servidores ocupantes de cargos de direção do IFPR, a Diretoria de Comunicação mantém atualizada a página Quem é quem.

O acesso é feito pelo menu esquerdo do site do IFPR (item “institucional”).

Esta página é atualizada sempre que há exonerações e nomeações publicadas no DOU.

No Campus Capanema

A partir da publicação no DOU de 14/02/2024, tornou-se pública a nomeação da nova Diretora Geral (DG) eleita: a Professora Silvana Lazzarotto Schmitt.

Silvana é pós-doutora em educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE, campus Cascavel (2020-2022) com um período de estudos na Universidade Complutense de Madrid – Espanha, Departamento de Historia, Teorías y Geografía Políticas, a pesquisa desenvolvida trata da militância feminina universitária, em ambos os países, nos períodos ditatoriais das décadas de 1960 e 1970. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018) sob orientação do professor, filósofo e pedagogo brasileiro fundador da Pedagogia Histórico Crítica, Dermeval Saviani; mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004).

No ano de 2004 ingressou como professora na Rede Municipal de Ensino de Cascavel. No ano de 2005, também como pedagoga na Rede Estadual de Ensino do Paraná, Colégio Estadual Santa Tereza do Oeste. Dentre as atividades desenvolvidas no decorrer da carreira profissional, no ano de 2007 foi coordenadora do Programa Paraná Alfabetizado do município de Santa Tereza do Oeste. Foi secretária da Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF do mesmo estabelecimento na gestão 2009-2010. Membro do Conselho Escolar da instituição. Também participou da organização e implementação do Projeto de implantação da EJA no final de 2009 para início de 2010. Exerceu a função de diretora auxiliar da instituição, gestão 2012-2015. Esteve vinculada às funções que podem possibilitar participação na gestão da educação pública.

No que tange ao ensino superior, atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, desde agosto de 2012 a agosto de 2014, sendo docente do curso de licenciatura em Pedagogia. No ano de 2016, no dia 18 de março, iniciou as atividades no IFPR, assumi o concurso como docente de pedagogia. Desenvolveu atividades de docência de gestão, sendo coordenadora de ensino no campus Irati (2016), coordenadora do NAPNE (2019-2021) e chefe da SEPAE (2021), no campus Capanema.

Auxiliando nas atividades de direção Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração do Campus, também tomaram posse o novo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPEX): Professor Marcos Fernando Schmitt; e a Diretora de Planejamento e Administração (DPA): Assistente em Administração Cheila Nunes dos Santos.

Marcos possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Cascavel – UNIOESTE – (2013) e mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT pela Universidade Estadual do Centro-Oeste Campus Guarapuava – UNICENTRO (2019). Como Docente do Instituto Federal do Paraná Campus Capanema, ministra componentes curriculares ligados à Informática/Ciência da Computação.

Cheila é Mestre em Ciências Contábeis e Administração – Linha de pesquisa Contabilidade e Controle de Gestão, pela UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2022). Possui graduação em Ciências Contábeis (2009) e Administração (2017). Técnica em Segurança do Trabalho (2017). Especialização em Gestão Empresarial – RH (2011), Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (2013), Gestão e Docência em EaD (2014), Docência e Metodologia do Ensino Superior (2014), Direito Administrativo (2018) e Aperfeiçoamento (Pós Graduação) em Elaboração, Execução e Avaliação de Projetos Pedagógicos (2018). Atuou como Coordenadora dos Cursos de Administração e Sistemas de Informação na Faculdade Iguaçu, modalidade presencial e como Coordenadora de Polo, tutora e conteudista em cursos na modalidade EaD – IFPR. Tem experiência na área de Educação, Marketing, Empreendedorismo, Custos, Finanças e Administração, com ênfase em Administração, Contabilidade e Finanças Públicas.

Nas palavras da Diretora Geral do Campus Capanema, Silvana Lazzarotto Schmitt:

“Agradecemos pela confiança depositada em nossa Proposta de Gestão, e queremos reiterar nosso compromisso de representar o interesse coletivo da comunidade acadêmica do IFPR campus Capanema, bem como contribuir com o desenvolvimento local e regional. Dessa forma, o horizonte desta gestão é materializar ações voltadas para oferta de educação pública, gratuita, de qualidade com permanência para todas as pessoas. Estamos à disposição da nossa comunidade!”.

Texto: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP.

Fotografias: Silvana Lazzarotto Schmitt; Marcos Fernando Schmitt; Cheila Nunes dos Santos.