IFPR Campus Cascavel faz entrega dos Kits de Alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – Campus Cascavel

PNAE

IFPR Campus Cascavel faz entrega dos Kits de Alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

Publicado em

Copiado!

No início de julho, o IFPR Campus Cascavel realizou a entrega dos kits de alimentos montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os estudantes matriculados na educação básica. 

O IFPR Campus Cascavel não utilizou critério de renda para a entrega dos kits, pois o acesso à alimentação escolar é universal para o público especificado na Lei 13.987, de 07 de abril de 2020 (Nova redação da Lei 11.974/2009), e que autorizou, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE. Dessa forma, foram adquiridos 337 kits referentes aos alunos matriculados. 

Os kits foram compostos de alimentos provenientes da Agricultura Familiar adquiridos por meio de Chamada Pública, conforme prevê a Lei 11.974/2009, e alimentos não-perecíveis adquiridos no mercado local. 

Além de contribuir com a alimentação dos alunos nesse período de pandemia, também contribui para o desenvolvimento local e regional da agricultura familiar e empreendimentos rurais familiares. 

De acordo com a Associação dos Agricultores Familiares do Município de Cascavel – AGRIVEL, “esses espaços de comercialização são muito importantes para permanência do agricultor no campo, pois passa tranquilidade para produzir pois terão onde entregar sua produção, e o que é melhor com um preço justo”.

Os alimentos foram entregues aos estudantes nos dias 6 e 7 de julho em uma primeira chamada. Por se tratar também de alimentos perecíveis, os alimentos não retirados pelos estudantes foram disponibilizados na sequência em chamada complementar para os estudantes que ainda tivessem interesse nos dias 8 e 9 de julho, conforme disponibilidade.  

Os estudantes que indicaram em pesquisa anterior a dificuldade na retirada do kit presencialmente no campus, puderam receber os alimentos na residência. Alguns servidores do campus se dispuseram a fazer a entrega para estes alunos.

Topo