Professores, estudantes e pais do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Cascavel se uniram para produção e distribuição de máscaras caseiras, como forma de auxiliar no combate a propagação do novo coronavírus – Campus Cascavel

COVID-19

A ação organizada por professores, estudantes do Curso técnico em Meio Ambiente e Informática e familiares dos estudantes contou com o apoio do SIPROVEL (Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel).

As máscaras foram confeccionadas em TNT duplo, baseado em um estudo, divulgado recentemente no jornal da USP (Universidade de São Paulo) que atesta a eficiência desse material.

Algumas mães e estudantes do Campus foram responsáveis pela costura de forma voluntária; professores e estudantes realizaram os cortes, organizaram a logística de distribuição para as costureiras e higienizaram as máscaras pós produção, as quais foram embaladas em kits contendo quatro unidades cada. Juntamente com os kits foi entregue um informativo com a forma correta de utilização, cobrindo boca e nariz, e orientações sobre manuseio e descarte do material.

Ao todo, a ação distribuiu 800 máscaras que beneficiaram as famílias da comunidade acadêmica do IFPR- Campus Cascavel, a pastoral da criança e do idoso da Paróquia Santa Cruz, arquidiocese de Cascavel, e 63 famílias integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cascavel-PR (COOTACAR).

Como constantemente divulgado, os organizadores dessa ação destacam que o uso de máscaras, aliado ao distanciamento social e higiene frequente  das mãos, pode ajudar os cidadãos a diminuir risco de contágio quando tiverem que sair de casa.