Cidadãos de Astorga lotam Centro Cultural para conhecer projeto para unidade do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Os benefícios da expansão e interiorização das instituições federais de ensino foram os temas em destaque na apresentação do plano diretor da unidade do IFPR no município de Astorga, localizado a 420 quilômetros da capital paranaense. O plano diretor é o documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para as novas unidades do IFPR.

A apresentação foi realizada nesta segunda-feira, dia 01 de outubro, no Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss. Mais de 230 pessoas lotaram o auditório para acompanhar o planejamento elaborado pela Comissão do Plano Diretor, presidida pelo servidor José Nivaldo Balbino. A assessora de Expansão, professora Zita Castro Machado, o arquiteto Álvaro Komiya e a diretora geral do câmpus Londrina, professora Edilomar Leonart, representando o reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo, também participaram do evento.

Por meio do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Governo Federal leva a educação profissionalizante e o ensino superior para o interior, atingido os cidadãos que vivem nos municípios de menor porte. O IFPR tem atualmente 14 câmpus em todo o estado. Até o final de 2014, a previsão é de que 28 unidades estarão em plena atividade. Serão 21 câmpus e sete unidades educacionais; uma delas estará em Astorga, na PR-454, em terreno de aproximadamente 51 mil m².

Solenidade destacou benefícios que IFPR trará para município

“No ano passado, em 28 de outubro, eu estive aqui para que apresentássemos a proposta da unidade em Astorga”, contou a professora Edilomar Leonart. “Em menos de um ano, estou de volta para este evento de apresentação do plano diretor. Isto é uma conquista da comunidade de Astorga, que ainda em dezembro de 2011 passou a escritura de posse do terreno da futura unidade ao IFPR”. A diretora geral do câmpus Londrina enfatizou que “mais importante do que a infraestrutura é destacar que Astorga ganha não apenas um prédio bonito, mas uma instituição de ensino federal, de qualidade, pública e gratuita; que possui uma política inclusiva, e que traz para dentro do IFPR, pessoas que dificilmente estariam em uma instituição pública fazendo cursos de nível médio, técnico, superiores, qualificação ou pós-graduação. Antes de mais nada, o compromisso do IFPR é com a qualidade de ensino. É isto que o IFPR garante para Astorga”. A professora Edilomar Leonart afirmou que ainda neste ano, o IFPR inicia atividades no munícipio por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Resgatando o processo que levou o Instituto Federal do Paraná até Astorga, o prefeito Arquimedes Ziroldo enfatizou que a cidade estará “em outro patamar graças a vinda do IFPR para a cidade”. Ele comentou que a vinda do IFPR significa desenvolvimento para toda a região. No mesmo sentido, o deputado federal Alex Canziani, destacou o investimento de aproximadamente 4 milhões na unidade de Astorga e mencionou o edital 012/12, que abriu concorrência para construção dos blocos administrativos e biblioteca em 18 unidades do IFPR.

Confira as fotos do evento no facebook