Direção de Ensino divulga comunicado para esclarecer questões sobre às Atividades Pedagógicas Não Presenciais – Campus Colombo

ENSINO

Direção de Ensino divulga comunicado para esclarecer questões sobre às Atividades Pedagógicas Não Presenciais

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COVID-19: Nota Oficial IFPR Campus Colombo

COMUNICADO

Prezados estudantes, pais e responsáveis, 

Primeiramente desejo que todos estejam bem, dentro das possibilidades que o momento impõe. Venho através deste comunicado apresentar resposta a alguns questionamentos que têm sido feitos à nossa equipe de ensino do Campus Colombo. Gostaria de destacar que o Campus Colombo faz parte da rede de campi que compõe o IFPR, e que, portanto, segue instruções, normativas e portarias estabelecidas por instâncias superiores dentro da estrutura do Instituto Federal do Paraná. Neste contexto da pandemia estamos diante da seguinte situação: o nosso calendário está suspenso desde a publicação da Resolução no 02, de 16 de março de 2020, que suspende as atividades acadêmicas no âmbito do IFPR; desse modo, todos os encaminhamentos de atividades estão sendo feitos a título de reposição de conteúdo. O formato dessas atividades segue as orientações estabelecidas pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Paraná. 

Ressalto que a situação pegou a todos de surpresa; quando foi decretada a paralisação não sabíamos se iria durar 1 mês, 3 meses ou mais; como ainda hoje não sabemos, mas, atendendo ao pedido de pais e estudantes, nos juntamos a outros campi para solicitar uma regulamentação e possibilidade de aproveitar o tempo de calendário suspenso para realização de atividades que tivessem validade e ajudassem na reposição de conteúdos no retorno às aulas presenciais. 

A reitoria nos atendeu e normatizou a aplicação das APNPs (Atividades Pedagógicas Não Presenciais); elas foram formatadas para atender aos estudantes que tivessem condições de realizá-las remotamente, durante o período de suspensão do calendário e asseguram a disponibilização desses conteúdos no retorno para aqueles que, por qualquer motivo, não possam realizá-las durante esse período de suspensão de calendário. 

Como disse, isso nos pegou de surpresa, toda a equipe se desdobrou para que as ofertas das APNPs pudessem aliar a disponibilização de atividades com conteúdo significativo e de qualidade, ao mesmo tempo, respeitando as limitações técnicas e emocionais de nossos estudantes. Como todo e qualquer projeto ele possui êxitos e falhas, considerando que foram feitos planejamentos de uma forma bastante rápida para atender as demandas de prazos de validação não apenas no campus, como em nossas instâncias superiores. 

Ao longo desse período, a Direção de Ensino, juntamente com as Coordenações de Ensino e de Cursos e a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis – SEPAE, estão monitorando a execução dessas atividades, discutindo êxitos e falhas, pesquisando formas de aperfeiçoamento dessa oferta das APNPs. Nas últimas semanas foram feitas reuniões com as turmas, com os professores e foram aplicados questionários para que pudéssemos ter elementos sólidos de análise para entender como está o rendimento dessas atividades. Foram muitas as sugestões, muitas críticas, alguns elogios. Pudemos perceber que há uma grande angústia pelo fato que não sabemos quando tudo retornará ao normal e que isso tem afetado o interesse e a disposição em continuar com as APNPs. 

Muitos falam sobre o cancelamento do ano letivo, é preciso saber que esta não é uma decisão do Campus; caso ocorra esse cancelamento, será por decisão de instâncias superiores ao campus e até mesmo superiores ao IFPR. O que podemos fazer então no Campus? Podemos orientar e a partir das sugestões dadas nas pesquisas tentar formatar as APNPs no sentido que elas possam ser mais bem aproveitadas pelos estudantes. Estamos trabalhando para estabelecer algumas diretrizes que orientarão os professores a ofertar seus conteúdos de uma forma mais cadenciada evitando o acúmulo de atividades. 

Percebemos que muitos estão preocupados com os conceitos referentes às atividades já realizadas. É importante que vocês verifiquem sobre o desempenho individualmente com os professores; como o calendário está suspenso e aqueles que não puderam ou optaram por não fazer as APNPs neste momento, terão o direito de fazer com o retorno das atividades presenciais, os conceitos não foram e nem serão lançados ainda, ou seja, não estão disponíveis para consulta no SIGAA porque o mesmo, também está suspenso. 

É importante compreendermos que, cumprimos 25 dias de calendário acadêmico (mês de fevereiro e início de março), quando retornarmos estaremos ainda no primeiro bimestre, seja ele em outubro ou no próximo ano. As APNPs têm por objetivo cumprir com a entrega daqueles conteúdos possíveis de serem transmitidos à distância; as aulas que exigem prática irão ocorrer no retorno das atividades presenciais. 

Infelizmente, não sabemos quando vamos retornar; as expectativas de que fosse um período curto de suspensão foram frustradas, então estamos empenhados em oferecer atividades para minimizar os impactos no retorno, visando o bem estar de todos os nossos estudantes. Nenhuma diretriz lançada possui o grau de obrigatoriedade, estamos sensíveis às múltiplas dificuldades enfrentadas pelas famílias nesse período. 

Mantemos o nosso compromisso com o diálogo e com a oferta de um ensino de qualidade. Dessa forma, continuamos trabalhando intensamente para atender as demandas e no que for possível, adequar às necessidades de todos. Obviamente, as opiniões são diversas; enquanto alguns gostariam de ter aulas ao vivo nos 

horários de atendimentos, outros só querem tirar dúvidas; enquanto alguns preferem sugestões de leitura, outros preferem vídeos ou exercícios. É preciso compreender as especificidades de cada componente curricular e entender que os professores também têm suas limitações com equipamentos, disponibilidade de dados para Internet, cuidados familiares e com a própria saúde. 

Saliento que estamos em um período de ajustes das APNPs, ou seja, vamos mudar alguns formatos para melhor atender as demandas feitas pelos estudantes e principalmente, nos mantemos abertos ao diálogo para que possamos juntos enfrentar essa crise e possamos alcançar os resultados positivos que almejamos. 

Obrigado a todas e a todos que tem compreendido e nos tem ajudado com informações úteis para aprimorarmos o processo. O diálogo é essencial para que possamos crescer e aperfeiçoar todas as ações do Campus Colombo. Apesar do transtorno causado pela interrupção, principalmente aos pais e aos estudantes, as medidas que estão sendo tomadas são para proteger a saúde e a vida de todos. Desejo que todos fiquem bem. 

Atenciosamente,

Eduard Henry Lui – Diretor de Ensino do Campus

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