Mozart encanta as crianças em Projeto de Extensão do IFPR – Campus Colombo

Mozart encanta as crianças em Projeto de Extensão do IFPR

Projeto Canto do Conto

O projeto Canto do Conto fez a encenação da história “Cadê a peruca do Mozart?” de Sylvia Orthof para alunos da Educação Infantil

O projeto “Canto do Conto” recebeu na última quarta-feira (15), o Centro Municipal de Educação Infantil Nana Joana com a história “Cadê a peruca do Mozart?”, de Sylvia Orthof. Ao todo, foram recebidas 40 crianças com idades entre 5 a 7 anos. As crianças ouviram a história e, posteriormente, confeccionaram um piano com sucata. A história foi escolhida com o objetivo de diversificar o repertório musical infantil e estabelecer contato com a música clássica. O cenário de um enorme castelo foi gentilmente confeccionado pelo artista e ambientalista colombense Rogério Aquino.

A história “Cadê a peruca do Mozart?” foi escrita em 1991 para comemorar os 200 anos da morte do músico. Uma bruxa rouba a peruca do jovem músico, que precisa se apresentar para o rei, causando uma grande confusão. Mas o seu amigo rouxinol resgata a peruca e a devolve, e, no fim, tudo acaba bem. Além de ouvir a história, em dado momento, todos foram convidados a dançar uma valsa de Mozart, como se estivessem no castelo.

O projeto Canto do Conto acontece na Biblioteca Municipal Rui Barbosa, Bairro Maracanã, Colombo, PR. Trata-se de uma parceria entre o IFPR Campus Colombo e a Prefeitura Municipal de Colombo, desde 2015. A coordenação do projeto no IFPR é das professoras de arte Camilla Carpanezzi e Carine Xavier, enquanto na Prefeitura a responsável é Andreia Lima. O objetivo é estimular o hábito da leitura entre crianças do município. Para tanto, oferecemos um vasto universo literário infantil em uma biblioteca especialmente preparada para receber crianças. Atualmente atendemos uma média de 2.500 crianças por ano.