Primeira Patente do IFPR publicada no INPI é de um professor do Campus Colombo – Campus Colombo

INOVAÇÃO

Primeira Patente do IFPR publicada no INPI é de um professor do Campus Colombo

Instituto Nacional da Propriedade Industrial

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) publicou a primeira patente do IFPR no dia 26 de março. O pedido de patente foi desenvolvido pelo professor Marcos Dinís Lavarda, atualmente professor do Campus Colombo e Coordenador de Robótica e Novas Tecnologias na Agência de Inovação do IFPR na Reitoria. Na prática, a patente BR 102017015488 – A2 que foi depositada em 19/07/2017, após 18 meses de sigilo, agora passou a ser pública e pode ser acessada na íntegra diretamente no site do INPI.

A patente intitulada “Sistema de monitoramento e alarme para passagens de entrada e saída”, segundo o professor e autor Marcos Dinís Lavarda, “foi um sistema pensado para auxiliar na segurança do maior número de pessoas possíveis em situações de fragilidade de segurança, tal como o momento de acesso de entrada e saída de pessoas, veículos ou objetos à imóveis residenciais, comerciais e industriais, sendo baseado no monitoramento e alarme de situações consideradas atípicas, sendo configurado e personalizado às necessidades e rotinas”.

Com esta patente, o professor autor espera junto ao IFPR realizar a transferência de tecnologia ou a concessão de licença às empresas interessadas em produzir e comercializar o sistema, fornecendo à sociedade esta tecnologia brasileira desenvolvida com recursos públicos em Instituição Federal de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

A partir da publicação da Patente pelo INPI, a Agência de Inovação do IFPR (AGIF), com direção do prof. Dr. Gutemberg Ribeiro, passa pela primeira vez a uma nova etapa nos processos de Proteção da Propriedade Intelectual na Instituição, sob coordenação do servidor Tadeu Pabis Jr., tendo 18 meses para solicitar junto ao INPI o exame técnico da Patente.Acesse aqui o processo da Patente no INPI: https://gru.inpi.gov.br/pePI/