Projeto do Campus Colombo recebe carta de patente emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – Campus Colombo

INOVAÇÃO

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, emitiu nesta semana, as duas primeiras cartas patentes para o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e uma delas foi para um projeto desenvolvido no Campus Colombo.

A conquista representa o reconhecimento formal da inovação gerada através da interseção entre o ensino, a pesquisa e a aplicação prática do conhecimento.

A carta patente não apenas protege o fruto do trabalho intelectual, mas também fortalece a reputação da instituição como um centro de excelência. Ao obter essa distinção, a instituição não apenas valida seu compromisso com a produção de conhecimento inovador, mas também abre portas para parcerias estratégicas, financiamentos e oportunidades de impacto social.

Essa conquista, portanto, não só eleva o prestígio acadêmico, mas também consolida a instituição como um agente ativo na transformação e aplicação prática do saber.

Conheça o projeto

2- “Massa Comestível com grão de bico sem glúten e sem lactose”: consiste no desenvolvimento de uma farinha e de massa alimentícia tipo pizza à base de farinha de grão de bico para atender ao público que busca um produto sem glúten e sem lactose.

Os inventores são: Ana Flávia Escórcio, Caroline Mongruel Eleutério dos Santos; Michele Rosset; Richard Jojima Nagamato; Fabíola Dorneles Inácio; Mariane Marchioni; Nicole Francine da Silva; Luciano Krassota e Valdir Previato.