Começaram os trabalhos para implantação dos novos câmpus do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Começaram os trabalhos para implantação dos novos câmpus do IFPR

Já tiveram início os primeiros trabalhos para a implantação dos sete novos câmpus do IFPR. Uma comissão especial foi nomeada pelo reitor para dar suporte às prefeituras dos municípios de  Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Capanema, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva. Essa comissão tem o objetivo de verificar as necessidades educacionais das regiões onde serão instaladas as novas unidades e também orientar os municípios com relação a aspectos relacionados à logística e infraestrutura, como os locais onde serão construídos os novos prédios, por exemplo.

Já foram realizadas reuniões técnicas com os prefeitos Luiz Goularte Alves, de Pinhais; José Antonio Camargo, de Colombo e Altair José Zampier, de Pitanga. Nesta terça-feira (13), a comissão se reúne com Edgar Bueno, prefeito de Cascavel.

Ainda neste mês, também haverá reuniões de trabalho com os prefeitos de Capanema (Milton Kaefer), no dia 14; União da Vitória (Carlos Alberto Jung), no dia 20 e Jaguariaíva (Otelio Renato Baroni), dia 23.

Primeiras aulas
As primeiras aulas do Instituto nessas cidades podem começar ainda neste ano. Segundo o presidente da Comissão de Implantação, Pedro Pacheco, assessor de políticas institucionais do IFPR, está sendo apresentada aos prefeitos a sugestão de oferta imediata de cursos na modalidade de Educação a Distância. “O objetivo é dar visibilidade à chegada do Instituto e fazer com que a população já vá se acostumando com a novidade”, explica.

Próximas etapas
Depois que os municípios transferirem ao IFPR a posse dos terrenos onde serão instalados os câmpus, deverá ter início a fase de audiências públicas. A população de todas as sete cidades serão informadas sobre a missão institucional do Instituto, formas de trabalho e tipos de curso que podem ser ofertados. As discussões deverão subsidiar a escolha dos cursos de cada câmpus.

Comissão de Implantação
A Comissão de Implantação dos novos câmpus é composta pelos seguintes servidores do IFPR:

Pedro Pacheco (Gabinete do Reitor) – presidente da comissão;
José Nivaldo Balbino (Proplad) – secretário da comissão;
Zita Castro Machado (Gabinete do Reitor) – assessora pedagógica da comissão;
Carlos Ávila (Proplad);
Gilmar Ferreira (Proad);
Pierre Luís Alves (Proad).

Expansão da Rede Federal
Os novos câmpus do IFPR fazem parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada no mês de agosto pela presidenta Dilma Roussef. Estão previstas a implantação de 120 unidades dos institutos federais até 2014. Outros 88 câmpus, já em construção, deverão ser entregues até o final deste ano, totalizando 208 novas unidades nos próximos três anos. Mais informações sobre a expansão dos institutos e das universidades federais podem ser obtidas no site do Ministério da Educação, no seguinte endereço: https://portal.mec.gov.br/expansao/