Comunidade de Capanema conhece planejamento para futuro câmpus – Instituto Federal do Paraná

Comunidade de Capanema conhece planejamento para futuro câmpus

O professor Irineu Mario Colombo, reitor do IFPR, apresentou para a comunidade de Capanema, neste sábado, dia 15 de setembro, o Plano Diretor do futuro câmpus do município durante a 17ª Feira do Melado. O Plano Diretor é uma estratégia inovadora para as instituições de ensino que visa planejar a “espacialização” de suas atividades fins, ou seja, planejar a utilização da infraestrutura visando à excelência no ensino, pesquisa e extensão. Após a apresentação do servidor José Nivaldo Balbino, presidente da Comissão do Plano Diretor do IFPR,  que mostrou como seriam as etapas de implantação do futuro câmpus, o reitor Colombo salientou o apoio da Prefeitura de Capanema na cessão de um terreno e no cumprimento das exigências do Governo Federal, mostrando que a comunidade realmente gostaria de receber uma unidade do IFPR. E destacou “onde existe uma instituição federal de ensino, o município jamais pára de crescer”.

O reitor anunciou ainda para esta semana o lançamento oficial de edital para a construção de 18 novos prédios, tanto para câmpus já existentes quanto para novas unidades,  incluindo o de Capanema. A primeira fase de obras na cidade contempla o portal de entrada, um estacionamento e um bloco pedagógico de dois andares, totalizando um investimento de R$ 4 milhões. A previsão é de que os primeiros cursos sejam técnicos e superiores de licenciatura, a partir de 2014. Entretanto, assim como o município já dispõe do curso Tecnólogo em Gestão Pública na modalidade Educação a Distância,  Colombo afirmou que “cursos de formação por meio do Pronatec e outros na modalidade EAD/IFPR também podem ser ofertados em qualquer escola da região que disponibilize espaço físico até a finalização da primeira parte das obras”.

No total, o edital contempla um investimento de mais de R$ 70,9 milhões, em prédios de aproximadamente 3,2 mil ².  O reitor prevê para março de 2013 o próximo edital, com um segundo lote de prédios, desta vez para construção de blocos didáticos.

Investimento sólido

O chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Carboni, apontou esforços do Governo Federal para que o país não se contamine com a crise financeira nacional, como a recente redução do custo de energia elétrica e em seguida, melhorias que estão sendo realizadas na região, como a duplicação da BR-163 até Cascavel. “Mas isto nada valeria se não houvesse preocupação com a formação e qualificação profissional”, destacou. No mesmo sentido, Edson Luiz Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), que também prestigiou o evento, sentenciou: “Temos vagas disponíveis e não temos profissionais com qualificação”. Campagnolo destacou a importância da educação neste cenário de desenvolvimento da economia do país. “A nossa base é a educação.  Estamos em um caminho correto e assim como o Governo Federal, o Sistema FIEP quer investir na melhoria da qualificação das pessoas”. O prefeito de Capanema, Milton Kafer destacou a importância da descentralização da educação pública, possibilitando que um município de 19 mil habitantes como Capanema pudesse ser sede de uma unidade do IFPR. Destacou também que toda a mobilização realizada pela comunidade de Capanema para receber o Instituto beneficia todos os municípios da região e é um investimento sólido para o futuro.

O evento também contou com a presença dos professores Anderson Coldebella, que será diretor geral do Câmpus Capanema, Luiz Eckstein, diretor geral do Cãmpus Foz do Iguaçu, deputados Caíto Quintana e Luciana Rafagnin, professor João Alfredo Braida, diretor-geral do Câmpus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Zaida Terezinha Parabocz, secretaria de Educação de Capanema, entre outras autoridades locais.

Confira as fotos no facebook