Comunidade de Quedas do Iguaçu mostra entusiasmo com instalação do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Comunidade de Quedas do Iguaçu mostra entusiasmo com instalação do IFPR

Uma comitiva de representantes do Instituto Federal do Paraná esteve na última sexta, dia 14 de junho, em Quedas do Iguaçu, para assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras da Unidade de Educação Profissional. O evento foi realizado no terreno de aproximadamente 98 mil m², localizado na Estrada Municipal, S/N, Linha Tapuí, e que foi doado pela Prefeitura para a instalação da futura unidade.
Devido ao mau tempo, o reitor Irineu Colombo e o deputado federal André Vargas não puderam estar presentes na solenidade. Mesmo assim, o professor Colombo fez questão de cumprimentar a comunidade de Quedas de Iguaçu, realizando pronunciamento via telefone celular. Colombo lembrou que a unidade deve iniciar as atividades em 2014 e que neste momento estão sendo realizadas obras em 18 cidades do Paraná, em locais que o IFPR já possui câmpus e em outras cidades em que o Instituto Federal está em processo de instalação. Destacou que a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e por isto o projeto de trazer o IFPR para Quedas é tão importante para o município e para todo o país.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores, empresários, funcionários públicos e demais representantes do município e de cidades vizinhas acompanharam o evento, o que foi uma prova de como o IFPR está sendo acolhido em Quedas do Iguaçu. A terraplenagem na área em que será construído ao primeiro bloco do IFPR em Quedas do Iguaçu já está concluída. Por isto, a equipe de Infraestrutura do Instituto prevê que nas próximas semanas as obras serão iniciadas no terreno. Gilmar Ferreira, pró-reitor de Administração, pediu que os cidadãos de Quedas acolham os futuros servidores do IFPR. “Vamos realizar concurso público para docentes e servidores e esperamos que vocês realizem estes concursos. O que dá vida a uma escola são os estudantes, os professores e seus técnicos administrativos. Eu tenho orgulho de ser servidor público e participar da história do IFPR e da educação pública e gratuita deste país”, destacou.

O professor Luiz Eckstein, diretor do câmpus Cascavel, destacou o projeto que tornou possível a instalação do IFPR em Quedas do Iguaçu. Eckstein citou o apoio dos empresários, do ex-prefeito de Nova Laranjeiras, Eugênio Bittencourt, e do prefeito Jacaré, de Quedas do Iguaçu. “Quedas esteve desde o início comprometida com este projeto e de maneira ímpar conseguiu envolver lideranças políticas, comunitárias, empresariais, a imprensa e toda a população nesta reivindicação em prol da educação; este instrumento de transformação da sociedade”.

Confira as fotos da solenidade no Facebook