Conif discute a oferta de cursos de idiomas a distância – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Conif discute a oferta de cursos de idiomas a distância

Publicado em

Copiado!

A reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif teve início nesta terça-feira (9). Entre os assuntos abordados, estiveram questões relacionadas ao Fórum dos Assessores Internacionais – Forinter, como a internacionalização da Rede Federal.

Foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pelo Fórum sobre o ensino de idiomas na Rede Federal, e as ações já realizadas, como cursos de capacitações para docentes e aplicação de testes de nivelamento e de proeficiência, realizados juntamente com o Conselho Britânico.

De acordo com a coordenadora do Forinter, Lia Pachalski, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, uma das ações é o projeto de implantação do Centro de Idiomas da Rede Federal. Também foi apresentado o e-Tec Idiomas, curso de idiomas que será ofertado a partir do segundo semestre deste ano na modalidade a distância, gratuito, para alunos e servidores dos Institutos Federais. O e-Tec Idiomas vai ser iniciado com o curso de espanhol, mas também serão ofertados inglês e português para estrangeiros.

A coordenação do Forinter explicou que essas ações são um esforço dos institutos para preparar melhor os estudantes para os testes de proeficiência necessários para participação em programas como o Ciência Sem Fronteiras, que conta com a participação de apenas 306 alunos da Rede Federal atualmente. Também foram apontadas outras iniciativas para melhoria da infraestrutura, como salas multimídia para o ensino de línguas; mais vagas para docentes de língua estrangeira e aplicação de testes de proeficiência em todos os institutos.

A reunião do Conif vai até quinta-feira (11). O Ifes também sedia, nos dias 10 e 11 de abril, reunião com representantes da Rede Federal para tratar das etapas regionais e nacional dos Jogos dos Institutos Federais – JIF.

O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, é vice-presidente do Conselho.

Informações: Assessoria de Comunicação Social – IFES

Topo