Conif divulga carta à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alusiva ao Dia Internacional da Mulher – Instituto Federal do Paraná

Dia Internacional da Mulher

Conif divulga carta à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em

Copiado!

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Conif, publicou, nesta sexta-feira, 8 de março, uma carta à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alusiva à celebração do Dia da Mulher.

O texto, construído ao longo da semana pelas Reitoras da Rede e divulgado pelo pleno do Órgão, reafirma o compromisso, por meio do Programa de Ações sobre Equidade de Gênero, da luta pela igualdade, do combate à misoginia e de que meninas e mulheres cis e trans da Rede Federal, nesta e nas futuras gerações, tenham segurança e amparo por meio das políticas públicas desenvolvidas a partir da Rede, com suas vozes sendo ouvidas e respeitadas. Como parte do Programa haverá a formação de reitoras e reitores sobre questões de gênero e a realização de seminários sobre a liderança feminina para as servidoras das instituições da Rede.

Confira o texto:

“O 8 de março representa uma oportunidade de reflexão sobre as conquistas alcançadas até os tempos hodiernos, bem como sobre quais são as atitudes e mudanças necessárias para ampliar o nosso compromisso com políticas em prol da igualdade de gênero, da representação feminina e dos direitos das mulheres.

Em meio ao sucesso e às adversidades é inegável que, ao longo dos 115 anos da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as mulheres têm desempenhado um papel vital na promoção da excelência, da inovação e do progresso na Rede Federal, bem como nas diferentes dimensões da vida social.

Apesar de avanços, deve-se reconhecer que ainda há muito a ser feito. O trabalho é contínuo e necessita que todos e todas estejam envolvidos na construção de uma realidade onde as meninas e mulheres possam viver livres do medo, da violência e da injustiça; onde seus direitos sejam respeitados e suas vozes ouvidas.

Comprometido com essa necessária transformação, o CONIF inicia, no ano de 2024, um Programa de Ações sobre Equidade de Gênero, com vistas à superação de estruturas arcaicas e misóginas e, deste modo, contribuindo para que as meninas e mulheres tenham oportunidades e um espaço seguro em qualquer em qualquer uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal.

E, com o objetivo que mais mulheres ocupem espaços de gestão e influência, o Programa terá início com uma formação de reitores e reitoras sobre as questões de gênero e um seminário sobre liderança e representação feminina para as servidoras das instituições. A partir dessas duas ações, almejamos que a Rede Federal seja a cara não somente do Brasil, mas das mulheres do Brasil.

Por fim, o Conif encoraja as instituições associadas a envidarem esforços contínuos para a visibilidade das pautas de gênero que atravessam a Rede Federal, na certeza de que o século XXI é um espaço plural, diverso e inclusivo.

Brasília, 8 de março de 2024.

Pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)”

A postagem original você encontra AQUI.

Topo