Cônsul geral do Japão visita EaD IFPR – Instituto Federal do Paraná

EAD

Cônsul geral do Japão visita EaD IFPR

O diretor geral do Núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD-IFPR), professor José Carlos Ciccarino, recebeu a visita do cônsul geral do Japão em Curitiba Noboru Yamaguchi, nesta quarta-feira (24). O cônsul informou que algumas empresas japonesas podem se instalar no Paraná e que há uma grande preocupação dos empresários com a disponibilidade e treinamento de mão-de-obra.

O professor Ciccarino explicou a Yamaguchi o trabalho desenvolvido pelo IFPR Paraná no sentido de formar técnicos e tecnólogos para suprir as vagas abertas pelo mercado de trabalho. “Temos 7 milhões de brasileiros que necessitam de qualificação e um dos meios mais rápidos para isso é o ensino a distância”, disse Ciccarino. “Estamos ampliando nosso atendimento por essa metodologia, hoje contamos com 43 mil alunos distribuídos em 15 estados e 300 municípios, em 10 cursos. Somente no Paraná, dos 399 municípios, estamos presentes em 300.”

Yamaguchi informou que a economia japonesa ainda se recupera do tsunami que atingiu o país no início deste ano e que praticamente 90% do que foi danificado já está recuperado. Sob o ponto de vista da economia interna, o cônsul disse que algumas das grandes empresas japonesas foram afetadas, porém, a economia do país está centrada nas pequenas empresas, que respondem por 98% do que é produzido no Japão.

Acompanharam a visita do cônsul japonês ao EAD, Nana Kawamoto, vice-cônsul, Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e Paulo Yamamoto, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR.