Consulta interna que visa redefinir diretrizes dos cursos de Qualificação Profissional e Técnicos de Nível Médio vai até 12 de junho – Instituto Federal do Paraná

Consulta Interna

"Consulta interna"
Prazo vai até 12 de junho de 2022

Está aberta até o dia 12 de junho a consulta interna para a atualização da Resolução Consup nº 54, de 21 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A consulta começou no dia 18 de abril.

O documento tem como finalidade orientar o IFPR nas questões relativas à organização didática e pedagógica dos cursos de Qualificação Profissional e nos cursos técnicos de Nível Médio, tendo uma importante contribuição na formação acadêmica-profissional-cidadã na perspectiva da educação integrada, para todos os servidores, estudantes e comunidade.

As sugestões serão enviadas via formulário por coletivos, como colegiados de cursos, setores ou outros tipos de grupos, a fim de intensificarmos os espaços de discussão e as possibilidades de análise do material enviado. A minuta e formulários estão disponíveis na página da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), no item Organização Didático-Pedagógica.

Histórico

A resolução completou 10 anos em 2021 e, com base nas novas demandas referentes à ampliação da instituição, nas mudanças legais no campo da Educação e, principalmente, nos desafios contemporâneos para o trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica, a minuta para a nova resolução motiva a repensarmos a organização didática, de forma coletiva, para a continuidade das condições de oferta de uma educação emancipatória.

A concepção do documento está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com regulamentações, pareceres e diretrizes nacionais da educação e com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional do IFPR (PDI/PPI) 2019-2023.

Mais informações no processo SEI 23411.004823/2022-91, na página da Proens, no item Organização Didático-Pedagógica, e na página de Consulta Interna.