Alunos do IFPR de Coronel Vivida aprofundam conhecimentos no Hemocentro de Francisco Beltrão – Campus Avançado Coronel Vivida

visita técnica

Os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos de Cooperativismo e Administração participaram de visita técnica ao Hemocentro de Francisco Beltrão nos dias 05 e 12 de setembro. A atividade contribuiu para aprofundar conhecimentos teóricos da disciplina de Biologia, no conteúdo de fenótipos sanguíneos, ministrada pela professora Silvana Damin.
“A equipe apresentou o passo a passo das atividades realizadas pelo hemocentro. Explanaram que as pessoas que se candidatam a doação de sangue, recebem instruções e precisam estar aptas para realizarem o procedimento. Durante a etapa de coleta, cerca de 450 mL de sangue são retirados para a doação e pequenas amostras são submetidas a exames de sorologia, realizados para identificação de doenças que possam representar riscos a um possível receptor”, explicou a professora.
Na visitação interna, os estudantes puderam reconhecer os cuidados e o processamento dos hemoderivados. “Esses momentos de visitação são muito importantes para complementar conteúdos teóricos e também para apresentar a realidade dos processos e desmistificar pré-conceitos. A atividade demonstrou que a doação de sangue é segura e um grande ato de amor”, destacou Silvana.
O Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão atende todos os municípios da 8ª Regional de Saúde, recebendo doações, processando e encaminhando o sangue e outros hemocomponentes, como o concentrado de hemácias, concentrado de plaqueta e plasma sanguíneo, conforme a necessidade dos pacientes dos diferentes hospitais da região.